Metalúrgicos do ABC entram em greve na próxima quarta-feira
Os metalúrgicos do ABC entram em greve a partir da próxima quarta-feira, após mais de dois meses de campanha salarial sem nenhum acordo de consenso. Hoje pela manhã, a FEM-CUT (Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC) entregou aviso de greve às bancadas patronais de todos os grupos em negociação. De acordo com o presidente […]
- Data: 16/09/2013 17:09
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Crédito:
Os metalúrgicos do ABC entram em greve a partir da próxima quarta-feira, após mais de dois meses de campanha salarial sem nenhum acordo de consenso. Hoje pela manhã, a FEM-CUT (Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC) entregou aviso de greve às bancadas patronais de todos os grupos em negociação.
De acordo com o presidente do Sindicato, Rafael Marques, os encaminhamentos da greve serão definidos até o dia 18. “Como não houve acordo até agora, vamos dar início às paralisações. Vamos pressionar e negociar em busca de um acordo favorável para a categoria”, ressaltou.
Durante toda a semana passada, mais de 18 mil metalúrgicos do ABC se mobilizaram em 48 empresas, realizando assembleias, em apoio ao estado de alerta e pela disposição de lutar pela pauta da Campanha Salarial.
As principais reivindicações são reposição integral da inflação, aumento real no salário, valorização nos pisos, redução da jornada de trabalho sem redução de salários e ampliação e unificação dos direitos em Convenção Coletiva.
Setores metalúrgicos da base da FEM em Campanha: (Data-base: 1º de setembro)
– Grupo 2 (máquinas e eletrônicos)
– Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)
– Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros)
– Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros)
– Estamparia
– Fundição