Médicos cubanos do ‘Mais Médicos’ chegam em Santo André

No total, serão sete profissionais estrangeiros para integrar o programa federal, que já tem um representante brasileiro em atuação na rede básica no município

  • Data: 30/10/2013 16:10
  • Alterado: 30/10/2013 16:10
  • Autor: Elaine Granconato
  • Fonte: Secom PSA
Médicos cubanos do ‘Mais Médicos’ chegam em Santo André

Crédito:

Você está em:

Os sete médicos cubanos – duas mulheres e cinco homens – desembarcam nesta quinta-feira (31) à tarde em Santo André. Os profissionais fazem parte do Mais Médicos, programa do governo federal, e atuarão na rede básica de Saúde do município, a partir do próximo dia 7.

Antes, os profissionais serão apresentados, oficialmente, ao chefe do Executivo, Carlos Grana, e ao secretário da Saúde, Homero Nepomuceno Duarte, em cerimônia nesta sexta-feira (1º), pela manhã. No período da tarde, os representantes do país de Fidel Castro farão city tour por Santo André. E na semana seguinte, entre os dias 4 e 6 de novembro, conhecerão as unidades de Saúde onde atuarão: Recreio da Borda do Campo (1), Jardim Irene I (1), Jardim Santo André (2), Jardim Ana Maria (1) e Utinga (2) – a última pertencente à região do segundo subdistrito. Haverá ainda treinamento das normas e rotinas nos equipamentos.

Fora as cinco unidades que oferecem a ESF (Estratégia Saúde da Família), ex-PSF (Programa de Saúde da Família) do Ministério da Saúde, os médicos conhecerão vários equipamentos municipais na cidade, como o CHM (Centro Hospitalar Municipal) e o Hospital da Mulher, além do Hospital Estadual Mário Covas – referência de atendimento aos sete municípios do Grande ABC.

Com os profissionais de Cuba (Pilar Edmee Palomo Pozo, Zelandia Gandoy Fernandez, Pedro Luciano Arbolaez Antunez, Pedro Orlando Rodrigues Palacio, Quirino Martinez Rodrigues, Rafael Enrique Alfonso Bourricaudy e Rafael Leyva Perdomo), Santo André passar a ter oito médicos representantes do programa federal. No total, sete estrangeiros e um brasileiro – Pedro Ivo Cunha Senra Barros, 32 anos, que desde o dia 9 de setembro atua na US (Unidade de Saúde) do Jardim Irene II, região populosa do município.

A Administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu o Programa Mais Médicos tão logo foi anunciado pelo governo federal, em julho. No total, nove vagas foram solicitadas na época.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 30/10/2013 04:10
  • Alterado:30/10/2013 16:10
  • Autor: Elaine Granconato
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados