Mauá ultrapassa a marca das 700 mil vacinas aplicadas contra a Covid
Esse avanço tem proporcionado redução no número de óbitos e internações ocasionados pela doença
- Data: 15/12/2021 20:12
- Alterado: 15/12/2021 20:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Mauá
Crédito:Evandro Oliveira / PMM
A campanha de vacinação contra a Covid segue com seriedade e eficiência em Mauá. Nesta quarta-feira (15/12), a cidade ultrapassou a marca de 700 mil vacinas aplicadas — o total chegou a 700.714. Há pouco mais de um mês, o município havia registrado 600 mil doses aplicadas. Esse avanço tem proporcionado uma redução no número de óbitos e internações ocasionados pela doença.
A imunização na cidade teve início em 19 de janeiro, com o grupo dos profissionais de saúde. Em 9 fevereiro foi a vez dos idosos acima de 90 anos. Três meses depois, Mauá alcançou 100 mil doses aplicadas e, em junho, 200 mil. Em 8 de agosto chegou a 300 mil. Dezesseis dias depois cravou 400 mil e no dia 17 de setembro ultrapassou as 500 mil.
A campanha está sendo realizada com planejamento e em ritmo acelerado nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 9h às 15h30. Desde o início da aplicação das doses de imunização no município não foi registrada faltas de vacinas.
Para ampliar a cobertura vacinal na população, a Prefeitura adotou série de medidas. Estendeu até as 20h o horário de imunização nas UBSs Magini, Flórida e Zaíra 2, e promoveu forças-tarefa e mutirões. O destaque foi o ‘Arraiá da Vacinação’, em junho, que imunizou 10.439 pessoas em um único dia. Também está realizando a buscativa daqueles que não tomaram os imunizantes.
A vacinação segue avançando. O município antecipou a segunda aplicação da Pfizer para pessoas com 18 anos ou mais. Os integrantes deste grupo etário que tomaram a primeira dose há 21 dias já podem receber a segunda.
Munícipes que ainda não receberam a primeira, segunda ou terceira dose podem se dirigir a qualquer uma das UBSs da cidade.
Todos devem levar CPF e documento com foto (CNH ou RG). Menores de idade devem estar acompanhados de responsável e com a carteira de vacinação atualizada. Quem for tomar a segunda dose ou terceira dose não deve esquecer do comprovante de vacinação.
É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for tomar a vacina. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.
A Prefeitura de Mauá reforça o pedido às pessoas continuarem com os cuidados sanitários. Usem corretamente a máscara, mantenham a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evitem aglomerações.