Mauá retoma a vacinação da gripe no esquema ‘drive-thru’ no Paço a partir desta quarta
Prefeito Atila Jacomussi anuncia chegada de novo modelo para imunização de idosos com idade de 60 anos ou mais
- Data: 24/03/2020 20:03
- Alterado: 24/03/2020 20:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, anunciou nesta terça-feira (24), durante transmissão ao vivo na sua página do Facebook, a retomada da primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe (influenza e H1N1), em esquema “drive-thru” – no qual as pessoas não precisam sair de seus carros para a aplicação da vacina. As atividades ocorrerão no Paço Municipal, pela Rua Gabriel Marques, Vila Noêmia, a partir das 8h desta quarta-feira (25), para idosos a partir de 60 anos.
A medida tem objetivo de proteger o público-alvo dessa etapa inicial da vacinação, que também se encontra no grupo de maior risco de agravamento de infecção pelo novo coronavírus, batizado de Sars-Cov-2 e responsável pela doença Covid-19. A expectativa do Paço é que todas as doses disponíveis sejam aplicadas no mesmo dia, necessitando em seguida de novos lotes do Ministério da Saúde, que repassa para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Segundo Atila, a medida garantirá maior agilidade no atendimento e sem expor os pacientes ao risco de contaminação do Covid-19. “Sem sair do carro, os idosos vão receber a vacina de forma rápida. Tragam seu pai, sua mãe, seu avô, sua avó, com segurança para se proteger contra a gripe, sem se expor ao coronavírus”, declarou o prefeito.
A campanha de vacinação também retorna nas 22 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e para receber as doses, os idosos precisam ter em mãos a carteira de vacinação e documento de identidade. A vacina não protege os pacientes contra o novo coronavírus, embora possa auxiliar os profissionais a acelerar o eventual diagnóstico da Covid-19.
A segunda etapa da vacinação contra a gripe ocorrerá a partir de 16 de abril, focada em professores de escolas públicas e privadas, e para agentes da Segurança Pública. Já em 9 de maio, as doses serão disponibilizadas para crianças de seis meses a seis anos, além de adultos com idade de 55 a 59 anos, portadores de doenças crônicas, mulheres grávidas ou em resguardo, quarentena e em condições especiais.