Mauá regulamenta Carteirinha de Identificação do Autista

Medida inclusiva pretende facilitar e priorizar o atendimento a pessoas com transtorno do espectro do autismo

  • Data: 19/08/2021 19:08
  • Alterado: 19/08/2021 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Mauá
Mauá regulamenta Carteirinha de Identificação do Autista

Crédito:Edu Guimarães / PMM

Você está em:

Nesta semana, foi assinado o decreto 8.918 de 2021 que versa sobre a Carteirinha de Identificação do Autista na cidade de Mauá. O objetivo da medida é garantir às pessoas que estão dentro do espectro do autismo atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, de educação e de assistência social.

Para representar a população com autismo, o garoto Mariano Soares Almeida, 3 anos, recebeu das mãos do prefeito Marcelo Oliveira a carteirinha de número 1. “Nossa gestão está comprometida em cuidar das pessoas, garantindo políticas públicas inclusivas”, afirmou o chefe do Executivo.

Os pais do menino, Thiago da Silva Almeida e Regiane Antunes Soares Almeida, falaram sobre a importância de políticas públicas afirmativas. “Uma sociedade inclusiva é algo mais do que necessário. A gente está muito feliz porque o Mariano representa milhares de pessoas que estão no espectro do autismo, fazem parte da sociedade e precisam estar incluídas”, disse o pai do jovem.

Todos os moradores de Mauá diagnosticados com o transtorno têm direito a requisitar a carteirinha. Para isso, basta procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo à residência e levar os seguintes documentos: RG e CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência, exame com o tipo sanguíneo e laudo ou relatório médico que ateste a condição.

Caso o requisitante da carteirinha seja menor de idade, também é necessário levar os documentos de identidade do responsável legal.

Durante o ato de entrega da primeira carteirinha, a secretária de Assistência Social de Mauá, Xênia Díspore, falou sobre a alegria em ver mais uma ação inclusiva sendo colocada em prática na cidade. “Agradeço a todos que lutaram por esta causa, como a equipe do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o prefeito Marcelo Oliveira, que não hesitou em colocar essa proposta em prática. Agora, convido toda a população dentro do espectro do autismo a procurar um CRAS e requisitar a carteirinha. Nossas equipes estarão prontas para atender e tirar todas as dúvidas”, disse. 

Compartilhar:

  • Data: 19/08/2021 07:08
  • Alterado:19/08/2021 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Mauá









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados