Mauá recebe modelo inovador de ensino canadense bilíngue
Escola iniciou as aulas em 02 de agosto, com foco no Ensino Infantil
- Data: 13/08/2021 14:08
- Alterado: 13/08/2021 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: Maple Bear
Crédito:Divulgação/Maple Bear Brasil
Pais que moram em Mauá, próximo ao ABC Paulista, em São Paulo, e que desejam proporcionar uma experiência de imersão em um segundo idioma para seus filhos, já podem contar com um dos melhores modelos educacionais do mundo, o canadense. A Maple Bear, rede com 159 escolas no Brasil, abriu a primeira escola na cidade em questão, com vagas disponíveis para turmas que começam no segundo semestre de 2021, com foco em alunos a partir dos 18 meses até 2 anos. A escola inicia com a Educação Infantil, mas irá expandir as séries conforme o crescimento contínuo. Em nível nacional, a rede tem mais de 26 mil alunos, nos ciclos Infantil, Fundamental e Médio.
O grande diferencial da Maple Bear é seu currículo canadense, que está posicionado em primeiro lugar entre os países de língua inglesa no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), exame realizado pela OCDE considerando avaliações envolvendo matemática, ciências e interpretação de texto. Este modelo é baseado em três pilares: bilinguismo por imersão, supervisão de educadores canadenses e programa acadêmico.
A Maple Bear promove uma verdadeira imersão do aluno, desde cedo, na segunda língua, ou seja, não se trata apenas de ensinar o outro idioma como um adendo no contraturno ou inserido na grade como disciplina isolada. Neste sistema, se reproduz a forma com que aprendemos a língua mãe, inicialmente com um período de simples exposição ao idioma, para primeiro escutar e ir compreendendo as primeiras palavras, sons e entonações. Depois, paulatinamente, vem a questão da fala, com interações mais simples, e em seguida com maior complexidade. Neste cenário, a necessidade de falar e interagir com o meio e os colegas é o grande impulsionador da aprendizagem, contando também com o incentivo e orientação dos professores. Nas escolas da rede, até os 4 anos, 100% das interações e aulas são realizadas em inglês, com 5 anos é introduzida a língua materna em proporção 75% em inglês e 25% em português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) passa a ser 50% em inglês e 50% em português, com metodologia canadense alinhada às diretrizes curriculares brasileiras. De forma geral, os alunos costumam ter um inglês fluente já a partir dos 5 anos.
Na área acadêmica, o programa Maple Bear privilegia a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, aplicando esse conceito a todas as disciplinas e áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciência, tecnologia da informação, estudos sociais, música e artes. Como parte disso, as salas de aula são amplas, estimulantes e acolhedoras, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem. O aluno é colocado como protagonista de seu aprendizado, desenvolvendo assim uma visão aplicada dos conhecimentos e maior autonomia no dia a dia. Para garantir aderência a este modelo, experientes educadores canadenses visitam com frequência as escolas, oferecendo e garantindo a aplicação do programa acadêmico. Além do suporte, a Maple Bear possui uma completa estrutura de treinamento e capacitação do corpo docente, acompanhamento próximo do ensino ministrado em cada sala de aula e um detalhado processo de certificação de qualidade, o Quality Assurance Maple Bear.
Em 2020, a Maple Bear lançou a Digital Learning Community, comunidade online de ensino que visa orientar alunos, pais e professores em suas atividades à distância. A iniciativa abrange os ensinos Infantil, Fundamental e Médio, e inclui ferramentas digitais de interação, conteúdos exclusivos e atividades educacionais. Ou seja, mesmo à distância as aulas continuaram com um alto índice de engajamento.
A escola de Mauá será comandada pelo casal Alex de Oliveira e Tais Pessolato. Alex atua no segmento de educação há 16 anos. O investimento na Maple Bear em Mauá se deu, pois ambos acreditam no negócio e na metodologia de ensino canadense.
“Em Mauá, tivemos praticamente uma paralisação total das atividades presenciais nas escolas, migrando para o remoto até março deste ano, quando as atividades presenciais começaram a ser retomadas. Iniciamos a abertura das matrículas em novembro de 2020, para que os pais pudessem conhecer o espaço, o tipo de ensino e diferenciais da rede. Começamos as aulas em 02 de agosto, com duas turmas. Como já temos experiência com a escola que implantamos no Guarujá, vimos que seria uma boa oportunidade levar este tipo de ensino aos mauaenses. Acreditamos muito na força da Maple Bear, pois por meio de um ensino bilíngue de excelência e baseado na metodologia canadense, oferecemos aos pais uma escola completa e pronta para receber, desenvolver e cuidar dos alunos. Além disso, a Maple Bear é a única escola verdadeiramente bilíngue da região, trabalhando para que as crianças tenham uma imersão completa em inglês, com toda estrutura inovadora que a rede oferece, com muita qualidade educativa”, relata Alex de Oliveira.
Para a retomada das aulas, a escola intensificou todos os protocolos de segurança exigidos. Nas salas, é mantida uma distância de dois metros entre os alunos e os espaços permanecerão arejados e com ventilação natural. Na área sanitária, é realizada a checagem de temperatura dos alunos, professores e colaboradores em sala reservada ou enfermaria, além do uso de tapete capacho sanitizante para higienização dos calçados. Esse processo é feito com agilidade e uma fila organizada de forma a evitar aglomerações. A rede estipulou também que professores e funcionários tenham uma roupa para uso na escola. Já os jovens têm um kit individual de brinquedos, materiais de estudo, de higiene e alimentação a fim de evitar trocas.
A limpeza está sendo intensificada em todas as escolas, seguindo um protocolo parecido com o dos hospitais, com o uso de produtos com álcool 70% e limpeza constante em todas as áreas. A rede priorizou o uso de álcool em espuma ou em gel. Para reforçar todos esses procedimentos, foram expostos nos principais ambientes das escolas placas de sinalização para pais, alunos, colaboradores e visitantes.