Mauá promove ‘Dia D’ de vacinação neste sábado (30/04)
Serão aplicados imunizantes contra a gripe, sarampo e Covid nas UBSs
- Data: 27/04/2022 14:04
- Alterado: 27/04/2022 14:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:Edu Guimarães / PMM
A Prefeitura de Mauá promove neste sábado (30/04) o ‘Dia D’ de vacinação. Serão imunizados contra o sarampo, gripe e Covid os públicos aptos das campanhas, das 9h às 16h, nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Também será feita a atualização da situação vacinal das crianças e jovens com menos de 15 anos, com a atualização das carteirinhas e aplicação de imunizantes contra doenças como tuberculose, caxumba e poliomielite (paralisia infantil).
Poderão receber a vacina contra o sarampo as crianças de 6 meses até a véspera de completar 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), independentemente da situação vacinal. Os profissionais de saúde também estão elegíveis. É preciso levar a carteirinha de vacinação e documento com foto (RG ou CNH).
A vacinação contra a gripe é para o público com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias e pessoas com comorbidades.
No local, a pessoa precisa apresentar o RG. Os trabalhadores da saúde também devem portar a carteira de registro do conselho de classe ou outro comprovante de atuação na área.
Estão sendo imunizadas contra a Covid na cidade as pessoas com 5 anos ou mais. As maiores de 60 anos e imunossuprimidos a partir de 12 anos podem receber a quarta dose. É necessário ter tomado a terceira há pelo menos quatro meses.
As crianças de 5 a 11 anos que receberam uma das vacinas do calendário de rotina, incluindo sarampo e gripe, terão de esperar 15 dias para ser imunizadas contra a Covid. Elas devem estar com os pais ou responsáveis legais, assim com os jovens de 12 a 17 anos.
Pessoas acima de 12 anos e profissionais de saúde podem receber no mesmo dia as vacinas do sarampo, gripe e Covid.
Quem for tomar a segunda, terceira ou quarta doses precisa levar o comprovante de vacinação e documento com foto (CNH ou RG).