Mauá promove atividades especiais no mês da mulher
Programação será realizada em feiras livres, escolas e parques
- Data: 07/03/2023 09:03
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
Valorizar as mulheres se tornou uma prioridade na cidade desde janeiro de 2021, quando a atual gestão assumiu o governo em Mauá. Por isso, a Prefeitura vai promover ao longo do mês de março uma série de atividades com o objetivo de discutir o empoderamento e a prevenção da saúde física e psicológica da população feminina. O lançamento da programação será na próxima quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Teatro Municipal, a partir das 8h. Além de palestra, será aberta uma exposição com a temática: “Trajetória da Luta das Mulheres”.
Até o dia 31, as atividades reunirão profissionais de diversas áreas e serão realizadas em feiras livres, escolas estaduais, municipais, parques e associações de bairro. A programação completa pode ser consultada no site da Prefeitura no link: https://tinyurl.com/progr-marco-mulher.
O evento no Teatro Municipal também marcará a celebração do aniversário de um ano do Viva Maria – Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Localizado no Bairro da Matriz, o espaço oferece apoio jurídico, psicológico e social às mulheres vítimas de violência.
Desde 2021, mesmo antes da inauguração do Viva Maria, a Prefeitura já havia intensificado a implantação de ações por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Até fevereiro de 2023 foram realizados mais de 980 atendimentos, mas nem todas as mulheres ainda se sentem seguras, até mesmo para buscar ajuda. Por isso, o trabalho do Viva Maria e da sociedade também inclui a conscientização. Atualmente, 123 pessoas recebem acompanhamento, 29 foram encaminhadas a abrigos e 25 conseguiram recolocação profissional.
O governo municipal tem atuado em várias frentes para fortalecer o papel da Prefeitura no apoio às mulheres. Há um ano foi sancionada a Lei 5793, que criou o Viva Maria — Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
Com a legislação, o município passou a ser obrigado a desenvolver e a manter políticas públicas para atender mulheres vítimas de violência, seja física, psicológica, sexual ou patrimonial, além de estruturar ações para prevenir esses crimes.
O contato com a equipe do Viva Maria pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (11) 4512-7706/7615 ou pelo e-mail [email protected]. O endereço é Rua Santa Cecília, 489, Bairro Matriz, ao lado do 1º DP (Distrito Policial).
Quem sofrer ou flagrar violência doméstica pode denunciar ligando para os números da Patrulha Maria Penha da GCM (153) ou da Patrulha Maria da Penha da Polícia (190).