Mauá programa diversas atividades na Semana de Aleitamento Materno
A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.
- Data: 01/08/2013 17:08
- Alterado: 01/08/2013 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
A Secretaria de Saúde de Mauá programou diversas atividades a serem desenvolvidas a partir de segunda-feira, 5/8. Até quinta-feira, 8/8 todas as ações serão nas Unidades Básicas de Saúde.
Palestras, bate-papos, vídeos educativos, cinema, teatro e atividades físicas fazem parte das ações a serem desenvolvidas em cada UBS. Algumas unidades também promoverão o Dia da Beleza Materna oferecendo serviços de maquiagem, penteado e manicure.
Todo o esforço é para conscientizar as mães e gestantes que o leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os seis meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos seis meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. É bom que o bebê continue sendo amamentado até dois anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.
O aleitamento materno também oferece benefícios às mulheres como a redução de risco de diabetes, de câncer de mama e de ovário. Além de ajudar a reduzir o peso mais rapidamente após o parto.
As ações nas UBSs são em horários variados e voltadas principalmente para mães e gestantes que frequentam as Unidades, mas aberta à todas as interessadas.
O último dia da campanha, sexta-feira (9/8), começará às 8h com uma Caminhada pelo Aleitamento Materno saindo da Praça 22 de Novembro, seguindo até o Teatro Municipal. Atividades culturais e palestras acontecerão no Teatro durante o período da manhã.
O encerramento da atividade será um balanço de todas as ações desenvolvidas. Cada Unidade apresentará o seu relatório em formato de uma página de um livro que será composto pelo relato das 23 Unidades Básicas de Saúde.
Mais de 170 países realizam a campanha que tem como objetivo incentivar às mães a amamentar até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida do bebê. O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil.