Mauá participa de Congresso de Secretários Municipais de Saúde
A partir de hoje até sexta-feira (20) acontece em Campos do Jordão o XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde, realizado pelo Conselho que reúne os secretários da área – COSEMS/SP. Neste ano o tema central será “SUS, política de Estado: acesso com qualidade”. Com inscrições antecipadas o evento terá participação de 1,2 mil profissionais, […]
- Data: 18/03/2015 13:03
- Alterado: 18/03/2015 13:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
A partir de hoje até sexta-feira (20) acontece em Campos do Jordão o XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde, realizado pelo Conselho que reúne os secretários da área – COSEMS/SP. Neste ano o tema central será “SUS, política de Estado: acesso com qualidade”. Com inscrições antecipadas o evento terá participação de 1,2 mil profissionais, sendo mais de 230 secretários.
A programação é diversificada e contará com 14 cursos, 11 rodas de conversas e duas oficinas sempre com temas de interesse dos profissionais da saúde. Um diferencial nesta edição do Congresso será a participação de prefeitos. “Proporcionaremos um espaço inovador de integração entre administradores e gestores que são os atores fundamentais para consolidação do sistema público de saúde”, afirmou o presidente do Conselho e secretário municipal de Bauru, Fernando Monti.
Célia Bortoletto, secretária de saúde de Mauá, também é tesoureira do COSEMS/SP e destaca a relevância do Congresso. “É o evento mais importante para consolidação e avanço da saúde pública e coletiva. Especialmente neste ano teremos uma discussão política fundamental, pois queremos saber quais as diretrizes e propostas do governo do Estado e Federal nesta nova gestão”, relata Célia.
Juntamente com o Congresso acontece a XII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios onde são apresentados trabalhos desenvolvidos pelas secretarias municipais. A Mostra serve para o compartilhamento de experiências entre as cidades. Obrigatoriamente os trabalhos inscritos têm de serem ações que foram executadas em 2014. Anteriormente a Mostra acontecia a cada dois anos e agora será anual para ampliar o intercâmbio de experiências.
Mauá participa com 34 trabalhos dos 574 inscritos. As experiências de maior destaque serão agraciadas com o Prêmio David Capistrano. Na edição anterior Mauá conquistou este prêmio com o trabalho o Organograma como Ferramenta de Gestão. Para apresentar as experiências e participar das demais atividades cerca de 40 profissionais de Mauá marcam presença no Congresso.