Mauá libera vacina contra a gripe para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade
Campanha irá durar enquanto houver doses disponíveis
- Data: 21/06/2022 19:06
- Alterado: 21/06/2022 19:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Mauá
Crédito:Divulgação
A Prefeitura de Mauá começa nesta quarta-feira (22/06) a vacinar contra a gripe (Influenza) todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A campanha nacional foi iniciada em 28 de março, direcionada a idosos acima de 80 anos. Depois foi a vez de outros grupos prioritários, entre eles, gestantes e professores.
Os locais de vacinação são as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que funcionam de segunda a sexta, das 9h às 16h – as unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 operam das 9h às 20h. É necessário apresentar documento com foto (CNH ou RG).
Assim como ocorreu em anos anteriores, a campanha irá durar enquanto o município tiver doses do imunizante contra a gripe, que são fornecidas pelo Ministério da Saúde. As doses liberadas para o público em geral são as remanescentes dos grupos prioritários.
A vacina utilizada é a Influenza trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, responsável pelos surtos em diversas cidades entre o fim de 2021 e o início de 2022.
A imunização ajuda a prevenir a doença e a reduzir complicações, internações e até mesmo mortes.
Nas UBSs, os profissionais da saúde farão a triagem com identificação do paciente com sintomas respiratórios (tosse, coriza e falta de ar). Aqueles que tiverem somente tosse ou coriza poderão receber a aplicação. Os que apresentarem febre ou mau estado geral precisarão adiá-la.
Pacientes com sintomas da Covid devem aguardar quatro semanas para tomar o imunizante. Os diagnosticados como assintomáticos também precisam esperar o mesmo prazo.
O intervalo entre a imunização contra a gripe e a Covid é de 15 dias somente para crianças até 11 anos.