Mauá lança Samba na Paineira neste sábado

A Praça da Paineira de Mauá recebe neste sábado (28), a partir das 14h, o projeto Samba na Paineira.

  • Data: 26/09/2013 18:09
  • Alterado: 26/09/2013 18:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Mauá lança Samba na Paineira neste sábado

Crédito:

Você está em:

Sob a coordenação da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, a atividade reunirá três grupos do gênero, além de convidados. Neste final de semana, um projeto piloto terá início com os grupos Comunidade do Samba de Mauá, Escola de Samba Unidos do Sílvia Maria (projeto Bateria Mirim do mestre Cacai) e Pimenta de Cheiro. Uma tenda abrigará as rodas de samba.

A ideia é envolver todos os artistas locais que integram a comunidade do samba de raiz de Mauá, como o Samba Lenço, um dos bens imateriais tombados pelo Condephaat do município – único em atuação no Brasil-, e o grupo Samba de Terreiro, do Parque das Américas, além da União das Escolas de Samba de Mauá (UESMA), entre outros.

Além de resgatar esse gênero musical, o projeto pretende fomentar a cultura na Praça da Paineira, um dos mais importantes patrimônios históricos de Mauá. Tombado pelo Condephaat, o espaço sedia uma tradicional feirinha, realizada de quarta a sábado, das 10h às 17h. São 19 permissionários, entre produtos artesanais e alimentação. A gestão é feita pelos próprios comerciantes sob orientação do Centro Público de Trabalho e Renda da Prefeitura.

Dentro do projeto de revitalização desse espaço, está prevista até o final do ano a grafitagem do equipamento pelo Movimento Hip Hop de Mauá. Inicialmente, será promovida pelo menos uma atividade mensal do Samba na Paineira, mas a proposta é ampliar a agenda.

Dia Nacional do Nordestino – Também no dia 8 de outubro, das 17h às 21h, a Praça da Paineira irá sediar as comemorações do Dia Nacional do Nordestino, com atividades culturais de dança e música típicas, workshop com professores das Oficinas Culturais da cidade e apresentação da Orquestra de Violeiros de Mauá, Catira Az de Ouro e bandas de forró convidadas.

A Praça – Historicamente, a área onde foi plantada a árvore símbolo de Mauá pertenceu a chácara de Luis Merloni, vendida em 1934 para André Magini. A casa sede, alugada pelo Governo Estadual, recebeu a primeira escola pública municipal, inaugurada em 13 de agosto de 1935, chamada Grupo Escolar de Mauá. Demolido em 1978, só restou a paineira como referência histórica.

O endereço da Praça da Paineira é avenida Barão de Mauá com a rua Prefeito Ennio Brancalion, Centro.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 26/09/2013 06:09
  • Alterado:26/09/2013 18:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados