Mauá envolve secretarias na prevenção da violência entre os jovens
Assunto foi tema da quinta reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Segurança Pública no auditório do gabinete do prefeito Donisete Braga.
- Data: 11/09/2013 12:09
- Alterado: 11/09/2013 12:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
No encontro realizado na manhã desta terça-feira (10/9), compareceram representantes das secretarias municipais, conselhos tutelares, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Serviço Social da Indústria (SESI), Diretoria de Ensino e Mauá Plaza Shopping.
No debate entre os presentes, questões relacionadas às crianças e jovens da cidade foram a pauta principal. “Obtivemos recursos do Governo Federal para investirmos em ações de urbanização de áreas vulneráveis, como no Macuco; estamos fechando convênio com o Sesi para abertura de uma unidade na vila Vitória, que irá beneficiar 3.000 usuários; concluímos a licitação para a compra de uniformes para 20 mil alunos das escolas municipais; e vamos assinar a construção de mais três creches para a cidade. Estamos preocupados e agindo para aumentar a proteção social”, exemplificou o prefeito. Ele lembrou que tem acesso direto ao videomonitoramento realizado nos equipamentos municipais, o que permite acompanhar diretamente as ações preventivas executadas na cidade.
Ao longo da reunião vários assuntos abordaram a questão dos jovens, como a reforma da pista de skate; estudos sobre a lei que normatiza a realização de raves e bailes funk; planejamento de ações preventivas em locais como avenida Portugal, shopping, praças, parques, ginásios, escolas, redes sociais e outros.
O delegado titular, Alberto Alves afirmou que “temos que ter parceria para agir no momento certo. Sabemos das dificuldades da área social, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e dos problemas com famílias desestruturadas, mas temos percebido o empenho dos setores envolvidos nos problemas relacionados à juventude”. Para o delegado, muitas demandas atendidas pelas polícias estão relacionadas aos jovens e é preciso que haja opções para que eles tenham atividades saudáveis como perspectiva de vida.
O secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas explicou que, em parceria com as secretarias de Segurança Pública, Saúde, Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Governo, Cidadania e Ação Social, várias ações da Prefeitura estão sendo direcionadas para proteção social dos jovens e sua capacitação para entrar no mercado de trabalho. Atualmente, o local indicado pelo diagnóstico de Segurança Pública em Mauá aponta para locais vulneráveis nos bairros Parque das Américas, Itapark, São João e Kennedy.
Além disso, segundo o secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz a Prefeitura apresentou dois projetos ao Ministério da Justiça, pleiteando recursos para desenvolvimento dos programas Mulheres da Paz, de formação de lideranças comunitárias e para jovens de 16 a 24 anos. Tomaz disse que foi retomado o processo licitatório para a aquisição de viaturas para a Guarda Municipal, sendo oito viaturas sedan, quatro de porte maior, duas caminhonetes, uma base móvel e oito motocicletas.
Outras duas bases móveis serão compradas por meio de emenda parlamentar, encaminhada pela deputada federal Keiko Ota. Carlos Tomaz falou ainda do projeto da Prefeitura de comprar decibelímetros e bafômetros, para inibir as ocorrências de perturbação do sossego, que serão importantes na atuação de fiscais, inclusive nas operações realizadas na avenida Portugal. Este local também conta com o videomonitoramento de duas câmeras.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Carlos Benedito Carvalho Martins, informou que já está pronto o novo Estatuto da Guarda Civil, que agora será apreciado pelo Executivo para que seja enviado à Câmara Municipal.