Marta Suplicy lança plano de ação cultural para a Copa do Mundo
Secretário de Cultura de São Caetano participa de evento com a Ministra Marta Suplicy
- Data: 08/08/2013 17:08
- Alterado: 08/08/2013 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Na manhã desta quinta-feira (8/8), Jander Cavalcanti de Lira, secretário municipal de Cultura de São Caetano do Sul, marcou presença em evento realizado no Itaquerão, em São Paulo, no qual a ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou o formato da presença cultural na Copa do Mundo 2014.
Jander conversou com a ministra e disse a ela que era uma enorme alegria participar de um momento tão importante. “É um prazer estar aqui no dia de hoje. As portas de nossa cidade e da Secretaria de Cultura estarão sempre abertas para visitas, apoio e parcerias”, completou o secretário.
O pacote de atrações vai reunir, entre os dias 10 de junho e 15 de julho do ano que vem, cerca de 1,2 mil apresentações por todo o país, selecionadas a partir de edital público, a um custo de R$ 18,8 milhões (o maior valor já disponibilizado pelo MinC – Ministério da Cultura).
A programação, que será distribuída pelas 12 cidades-sede da Copa, começa a ser definida por comissões de notáveis, compostas por 40 pessoas, e as inscrições abrem nesta sexta-feira (9). Todos os recursos vêm do Fundo Nacional de Cultura, e sua destinação já tinha sido definida há um ano, segundo a ministra Marta Suplicy.
“Temos uma imagem forte, de alegria, mas é muito ligada ao carnaval. A Copa é um momento único para mostrar uma imagem cultural mais diversa do Brasil. Temos de preparar um acolhimento à altura de uma Copa”, afirmou a ministra.
Marta Suplicy pretende adotar na programação da Copa 2014 a estratégia de “flash mob cultural” criada em Londres pela diretora artística das Olimpíadas, Ruth Mackenzie. A própria Ruth recomendou a Marta o sistema de apresentações-relâmpago em locais anunciados pouco antes pelas redes sociais, um dos maiores sucessos de Londres.