Maria Farinha Filmes participa do Nono Summit of the Americas, em Los Angeles
À convite do Google, a sócia-fundadora da produtora, Estela Renner, falará sobre o poder transformador do audiovisual
- Data: 08/06/2022 21:06
- Alterado: 17/08/2023 02:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Estela Renner
Crédito:Divulgação
Hoje (9), Estela Renner, cineasta, roteirista e sócia-fundadora da produtora Maria Farinha Filmes, estará no Nono Summit of the Americas. O evento, que ocorre de 06 a 10 deste mês em Los Angeles, foi criado em 1994, pelo então Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, para promover crescimento e prosperidade econômica em todas as Américas, visando a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.
“Construindo um futuro sustentável, resiliente e equitativo” é o tema desta edição. À convite do Google, Estela Renner fará parte de um diálogo sobre o poder de transformação do audiovisual, onde ela trará a perspectiva do trabalho realizado pela Maria Farinha Filmes, co-fundada por ela, e que é há 14 anos é líder em entretenimento de impacto na América Latina.
No dia, entre os exemplos a serem citados pela cineasta, está a série “O Som do Rio” – com lançamento em junho deste ano no YouTube – e que traz a ativista indígena Val Munduruku e a artista e ativista socioambiental, Maria Gadú, em uma viagem de conhecimento e descoberta pelo Rio Tapajós, na Amazônia. A série tem como objetivo mostrar a riqueza da floresta e chamar a atenção para a urgência em frear os impactos ambientais na região Amazônica.
“Participar deste evento, que traz um olhar preocupado e atento às necessidades de melhorias em todas as Américas, é uma honra enorme, um reconhecimento de que nosso trabalho vem cumprindo com seu propósito. Espero que some ao movimento global e que inspire outras vozes também. Trazemos assuntos urgentes e relevantes para a sociedade em forma de filmes, documentários e séries, e com eles, buscamos provocar diálogos e mudanças de comportamento, ambos essenciais para qualquer transformação pessoal. Acreditamos no poder da cultura como uma das principais fontes de conhecimento e seguimos investindo nisso como um pilar de nosso trabalho”, diz Estela Renner.
Os mais de 100 filmes da Maria Farinha Filmes, carregam um compromisso essencial com histórias que se conectam com os maiores desafios globais, ancorados nas metas para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas – ODS.
Suas produções já impactaram milhões de pessoas e mobilizaram mais de 100 organizações sociais no mundo, acelerando a agenda pública e empresarial, inspirando mudanças de comportamento individual e se tornando ferramenta principal de vários movimentos cívicos.
O filme “Muito Além do Peso”, dirigido por Estela, inspirou a Coca-Cola a liderar um movimento junto a suas concorrentes, que culminou em um acordo de retirada de refrigerantes e bebidas açucaradas das escolas brasileiras. “O Começo da Vida” (Netflix worldwide), que teve lançamento na ONU, foi a principal ferramenta da campanha internacional do UNICEF sobre primeira infância, e alterou a política de licença maternidade e paternidade em várias empresas.
A série de ficção “Aruanas”, vista por mais de 30 milhões de pessoas só no Brasil, trouxe a Amazônia e o ativismo para o espaço do entretenimento, ganhando destaque nos principais veículos internacionais e nacionais, e contou com premières em Londres, Portugal e em Nova York.
A preocupação com cada projeto começa desde os sets de filmagens. A primeira temporada de “Aruanas”, série escrita por Estela Renner e Marcos Nisti, com direção de Estela, por exemplo, contou com mais de 50% da equipe formada por mulheres e utilizou a plataforma blockchain ZCO2 para neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa – os cálculos das emissões foram auditados pela empresa SGS, líder global em certificação. Após as gravações da segunda temporada da série, a Maria Farinha Filmes contou com a consultoria da *Great Place to Work, e criou uma pesquisa de clima em sets para mapear boas práticas no dia a dia e promover melhorias. Com essas atividades, a produtora mantém seu pioneirismo como negócio social dentro da indústria do audiovisual global, inovando na forma de fazer e entregar para o mundo os conteúdos que produz.