Mandetta diz que pasta alertou sobre improbidade em compra de cloroquina_x000D_

Mandetta disse que parecer do Ministério da Saúde alertou que a compra de medicamentos para tratar a covid-19 sem comprovação científica, implicaria em improbidade administrativa

  • Data: 04/05/2021 17:05
  • Alterado: 04/05/2021 17:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Mandetta diz que pasta alertou sobre improbidade em compra de cloroquina_x000D_

Mandetta diz que Bolsonaro foi alertado sobre improbidade administrativa na compra de cloroquina

Crédito:Reprodução

Você está em:

“Esses gastos foram feitos sem passar pela incorporação da comissão técnico-científica, portanto a minha AGU colocou claramente que aquilo não seria correto do ponto de vista da probidade administrativa“, disse Mandetta em depoimento na CPI da Covid

Mandetta respondeu ao questionamento feito pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que perguntou se o ex-ministro alertou o presidente que realizar gastos públicos relevantes com medicamentos como a cloroquina poderia ser enquadrado como crime de responsabilidade.

Mandetta explicou que o ministério não pode simplesmente decidir comprar um medicamento, e que para avaliar a aquisição existe uma comissão de incorporação técnico-científica (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS-Conitec). Segundo Mandetta, o medicamento não teria como ter aval desse comitê, uma vez que um dos principais pontos analisados era a evidência científica.

“É que quando ministro vai fazer compra de qualquer item, tem que passar pela comissão de incorporação técnico-científica, não posso como ministro decidir comprar remédio qualquer porque eu quero. Tem que passar por comitê técnico. Esse medicamento não passava no comitê porque o primeiro item do comitê é (a pergunta) ‘onde está a evidência científica?'”, relatou Mandetta.

Compartilhar:

  • Data: 04/05/2021 05:05
  • Alterado:04/05/2021 17:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados