Maio Amarelo 2022 – nove anos do movimento que salva vidas

A edição de 2022 traz personagens reais para alertar sobre a importância de seguir as regras

  • Data: 05/05/2022 14:05
  • Alterado: 17/08/2023 04:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria Nacional de Trânsito
Maio Amarelo 2022 – nove anos do movimento que salva vidas

Trânsito

Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Você está em:

Estamos muito alegres. Depois de dois anos – 2020 e 2021 – em que as ações do Movimento Maio Amarelo tiveram que usar a internet, os aplicativos de mensagens instantâneas e as redes sociais para levar a mensagem de um comportamento seguro no trânsito, em 2022, voltaremos a nos “encontrar” verdadeiramente. A principal descoberta que a pandemia da Covid-19 nos trouxe sobre o Maio Amarelo é que ele é sim, um movimento de “encontros”.

Nesse 2022, com a pandemia mais controlada, poderemos incentivar novamente os órgãos do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), a iniciativa privada e a sociedade civil organizada a realizar o que tanto faz a diferença num trabalho de conscientização: os encontros! E esses encontros, se dão de diversas formas: palestras, reuniões, passeios, blitzen educativas, fóruns, workshops, seminários, e tantos outros modos de reunir pessoas para falar do que é considerada ainda pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como uma epidemia: o elevado número de mortes por sinistros de trânsito.

Foram nesses dois anos de pandemia mundial, que entendemos quão importantes são os encontros para que a disseminação dos conceitos de segurança no trânsito possa definitivamente, se instalar na sociedade, de forma a virar hábito e não esforço. É fundamental “olhar no olho” do nosso interlocutor para convencê-lo que, o que ele faz hoje traz risco e pode ter consequências para o resto da vida. O Maio Amarelo volta para a rua em 2022.

Ainda não temos números oficiais e consolidados do total de mortes no trânsito em 2020, pelo Ministério da Saúde (DataSus). Mas, alguns órgãos locais, já divulgaram seus dados e, sabemos que a notícia não é das melhores. Nossas pequenas conquistas em reduzir ano após ano o total de vítimas fatais não continuou durante os anos da pandemia. Sim, tudo indica que teremos um leve aumento nesse número, infelizmente.

Por isso, dentro do trabalho capitaneado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e que, novamente esse ano, tem o patrocínio da CNT Sest/Senat (Confederação Nacional do Transporte – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o apoio institucional do Ministério da Infraestrutura, por intermédio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) vamos levar a mensagem “Juntos Salvamos Vidas” para todos os lugares do Brasil.

Compartilhar:

  • Data: 05/05/2022 02:05
  • Alterado:17/08/2023 04:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria Nacional de Trânsito









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados