Lançamento de Raízes faz público lotar Teatro Santos Dumont

O Teatro Santos Dumont ficou lotado na noite de ontem (29/7), durante o lançamento da 47ª edição da revista Raízes, publicada pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul.

  • Data: 31/07/2013 11:07
  • Alterado: 31/07/2013 11:07
  • Autor: Marília Tiveron
  • Fonte: Fundação Pró-Memória
Lançamento de Raízes faz público lotar Teatro Santos Dumont

Crédito:

Você está em:

O evento, que contou com a presença do prefeito Paulo Pinheiro e da vice-prefeita Lúcia Dal´Mas, recebeu mais de 300 pessoas. A presidente da Pró-Memória, Sonia Xavier, foi a primeira a se dirigir aos presentes. “Um povo sem história é como uma árvore sem raízes, por isso, a (revista) Raízes tem exatamente essa função, a de resgatar a história da cidade”, afirmou. A ocasião marcou o aniversário de 25 anos da publicação.

O segundo a subir ao palco foi o secretário de Cultura do município, Jander Cavalcante de Lira, que ressaltou os 25 anos da publicação e os 136 anos da cidade. “São Caetano não é só rica materialmente como também culturalmente.” Representando a Câmara Municipal de São Caetano, o vereador Dr. Seraphim também proferiu algumas palavras, sublinhando a importância da documentação histórica feita pela revista. Paulo Pinheiro disse na ocasião que “Raízes deve mostrar para os moradores que a história da cidade tem de ser perpetuada”. Após os discursos, o público conferiu uma apresentação musical com o cantor e compositor Fernando Guedes, que foi acompanhado por Xinho Rodrigues (baixo acústico) e Manú Egydio (violão), com letras que faziam alusão à literatura, tema abordado na maior seção da publicação, chamada Em Foco.

EM FOCO – Nesta edição, nove trabalhos, de diversos autores, ressaltam aspectos da criação literária local, seus meios de difusão e como a imprensa impulsionou a literatura. Dentro deste tema, outros textos abordam a Academia de Letras da Grande São Paulo e a Academia Popular de Letras, grupos sediados em São Caetano que desempenham exemplar papel como articuladores e produtores literários. A seção conta ainda com uma crônica bem-humorada sobre um renomado escritor local, um artigo sobre o grupo Livrespaço, que atuou em Santo André e seduziu muitas pessoas para a poesia, e trabalhos sobre a relação da literatura com a história e a arte.

Os interessados em obter uma edição podem se dirigir à sede da Pró-Memória (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.  Raízes circula duas vezes ao ano, sempre nos meses de julho e dezembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.

Compartilhar:
1
Crédito:FPM
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 31/07/2013 11:07
  • Alterado:31/07/2013 11:07
  • Autor: Marília Tiveron
  • Fonte: Fundação Pró-Memória









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados