Justiça nega liberdade a PM acusado de matar jovem negro em SP

Caso expõe racismo e violência policial no Brasil. Família clama por justiça e mudança.

  • Data: 10/12/2024 11:12
  • Alterado: 10/12/2024 11:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: G1
Justiça nega liberdade a PM acusado de matar jovem negro em SP

Crédito:Reprodução

Você está em:

O policial militar Vinicius de Lima Britto, centro das atenções no caso da execução de Gabriel Renan da Silva Soares, já possui um histórico profissional marcado por episódios controversos. Britto foi reprovado no exame psicológico quando tentou ingressar pela primeira vez na Polícia Militar em 2021. A avaliação apontou inadequação aos critérios exigidos para o cargo de soldado, especialmente nos quesitos de relacionamento interpessoal, capacidade de liderança e controle emocional.

Apesar desse revés inicial, Vinicius persistiu e conseguiu aprovação em um segundo concurso para soldado em novembro de 2022. Essa aprovação levanta questões sobre os critérios e a consistência dos processos seletivos da Polícia Militar, especialmente considerando que o histórico de Vinicius inclui outros incidentes letais durante sua carreira.

Além do caso de Gabriel, ele está sob investigação por sua participação na morte de dois homens em São Vicente, no litoral paulista, durante um suposto assalto. Esses episódios contribuíram para a imagem de um modus operandi violento e descontrolado, como apontado pela juíza Michelle Porto de Medeiros Cunha Carreiro ao negar seu pedido de liberdade provisória.

A Secretaria da Segurança Pública declarou que não há impedimentos legais para que uma pessoa reprovada em um exame psicológico possa tentar novamente ingressar na corporação. No entanto, este caso levanta importantes debates sobre a adequação dos testes psicológicos e o acompanhamento contínuo dos oficiais durante suas carreiras.

A seguir, será analisada a reação pública e as medidas institucionais adotadas em resposta ao impacto desse caso na sociedade e na estrutura da Polícia Militar.

Compartilhar:

  • Data: 10/12/2024 11:12
  • Alterado:10/12/2024 11:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: G1









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados