Jovens da Fundação CASA visitam exposição na Usina Luis Maluf
Ação é a segunda parte de uma oficina realizada pela Galeria Luis Maluf em parceria com a Fundação CASA e o artista Finok
- Data: 11/05/2022 10:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação CASA
Finok
Crédito:Camila Rivereto
Um grupo de aproximadamente 10 adolescentes que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA Topázio, localizado no bairro do Brás, na capital paulista, participarão na próxima sexta-feira (13/05) de uma visita à exposição “Subversão”, em cartaz na galeria de arte Usina Luis Maluf, localizada no bairro da Barra Funda.
A visita ao espaço é um desdobramento da oficina de graffiti realizada pelo artista Raphael Sagarra, mais conhecido como Finok, com os jovens da Fundação. Essa ação foi idealizada pela Galeria Luis Maluf em articulação com a Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (GACEP) da Fundação CASA e Finok.
Durante a visita, os adolescentes serão acompanhados pelo setor educativo da galeria que, juntamente com o artista, apresentarão a história e o contexto representados nas obras expostas na mostra.
A exposição reúne as séries mais recentes de Finok, com obras que dialogam com pesquisas em torno das culturas populares brasileiras e diversas questões sociais do nosso país.
De acordo com o secretário da Justiça e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, a visita à exposição é um marco para esses adolescentes. “Será o momento onde os jovens poderão compreender a dimensão que a dedicação, a observação e a produção artística podem alcançar. Os adolescentes imaginam que as galerias de arte são ambientes muito distantes e que não são capazes de acolher esse tipo de temática. Acredito que essa visita impactará a todos e mostrará que é possível sim ocupar estes espaços”, destacou.
Sobre Finok
Raphael Sagarra, o Finok, é responsável por diversos murais espalhados por São Paulo, alguns deles com predomínio de tons de verde, e esculturas que retratam personagens humanos, grafismos, máscaras e padrões, utilizando, além da tradicional pintura em spray, materiais como telas, madeira e até azulejos para suas criações.
O artista também possui trabalhos em diversas cidades do mundo, em países como Itália, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, e já participou de inúmeras mostras e exposições internacionais.