John Lennon comemoraria hoje seu 80º aniversário

Inúmeras homenagens são feitas para o artista; Mark Chapman, assassino do cantor, está preso até hoje

  • Data: 09/10/2020 11:10
  • Alterado: 09/10/2020 11:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Estadão Conteúdo
John Lennon comemoraria hoje seu 80º aniversário

Crédito:Divulgação

Você está em:

Para celebrar o que seria o 80º aniversário de John Lennon, o Empire State Building, em Nova York, foi iluminado em homenagem ao artista nesta quinta-feira, 8, com uma cor azul celeste e um símbolo da paz em branco no mastro.

A homenagem contou com a participação do filho de Lennon e Yoko Ono, Sean Ono Lennon, para ligar o interruptor e iluminar o emblemático edifício da cidade na qual o ex-beatle passou os últimos nove anos de vida. O artista falou diversas vezes em público sobre o amor que sentia por Nova York e, após uma longa batalha, conseguiu a permissão do governo americano para continuar morando nos Estados Unidos.

Há 40 anos, o músico Mark Chapman atirou em Lennon quatro vezes perto do apartamento do compositor, em Manhattan, Nova York, em 8 de dezembro de 1980. 

Em 2020, documentos da última audiência de Chapman, obtidos pela agência Press Association, mostram que a Justiça americana rejeitou a liberdade de Chapman sob o argumento de que “seria incompatível com o bem-estar da sociedade“. Na audiência, Chapman disse que a pena de morte, no seu caso, era merecida. Essa pena foi abolida no estado de Nova York em 2007, embora nenhuma execução tivesse ocorrido desde 1963.

Em homenagem a John Lennon, artistas como Patti Smith, Joan Osborne e Jackson Browne se juntam para uma série de shows gratuitos em formato de live. O evento vai ao ar a partir das 20h, nesta sexta-feira pelo seu site oficial.

A rede britânica BBC criou uma programação especial em que Sean Ono Lennon entrevista seu meio-irmão, Julian, Paul McCartney e Elton John. Como parte das comemorações, foi lançado também um box com dois CDs (há também a opção de quatro LPs) apresentando 36 gravações (remixadas do zero para a nova coleção) das mais importantes músicas da carreira solo do compositor, pôster, adesivo e dois cartões-postais.

Lennon, abandonado pelos pais, foi criado por uma das tias maternas. Ele era descrito como um jovem animado, alegre e bem humorado, mas pode se considerar que guardava certa mágoa de seus pais. Traços fortes de rebeldia também eram perceptíveis desde cedo. O cantor foi um dos responsáveis pela formação da banda The Quarrymen, que tocava músicas espirituosas, e da qual se originou os Beatles, um dos maiores fenômenos globais do século 20.

Idolatrados no Reino Unido e em quase todo o mundo, os Beatles se apresentaram no Royal Variety Performance, em Londres, com a presença da rainha-mãe e da realeza britânica. Durante o concerto, irreverente, Lennon fez uma convocação à plateia, que se tornou notória: “Para nossa próxima música, eu gostaria de pedir a sua ajuda. As pessoas nos assentos mais baratos, batam palmas; e o resto de vocês apenas mexam suas joias”.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 09/10/2020 11:10
  • Alterado:09/10/2020 11:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados