João Castellani lança seu novo EP nesta sexta (9)
“Dos Meus Sonhos” é o terceiro trabalho do artista, que une maturidade musical e criatividade ao mesclar diversos gêneros
- Data: 08/09/2022 08:09
- Alterado: 22/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: João Castellani
João Castellani
Crédito:Lírica Aragão
No dia 09/09 o multi-instrumentista maringaense João Castellani apresenta ao mundo o seu mais novo trabalho: “Dos Meus Sonhos”. Desde as 5 faixas até a arte da capa, o artista explora todas as suas influências na concepção do EP: jazz e funk setentista; Edgar Allan Poe e Harry Clarke – e toda essa mistura se traduz em fragmentos de suas ideias musicais.
Se a virtuosidade e o improviso eram marcas registradas em “QUIPU” (o EP de estreia) e em “Passagem” (Single/EP lançado em janeiro de 2022), com o foco e o cuidado que teve ao explorar com complexidade um vasto universo particular, “Dos Meus Sonhos” se mostra uma clara e natural evolução na carreira João, que consegue ir mais longe e expandir seus horizontes entre os gêneros que explora.
Sem sequer um verso cantado durante este novo trabalho, as melodias evocam as raízes clássicas do funk dos anos 70 e se juntam com as já conhecidas influências jazzísticas do trabalho do artista, em sequências espantosamente bem construídas, enérgicas e instigantes. Mesmo referenciando a história do blues, jazz, progressivo, indie psicodélico e bossa, João não se fixa a gêneros, buscando uma sonoridade que se renova a cada reprodução.
Dentre os destaques do lançamento temos a arte da capa do EP, assinada por Natalia Dias e construída como mais um elemento que compõe as influências de João. A artista referencia as ilustrações de Harry Clarke no livro “Contos de Imaginação e Mistério”, de Edgar Allan Poe: “Assim como na literatura em que o escritor manipula o sentimento do leitor, penso nos sons como as sensações que posso transmitir”, declara o músico.
O EP de estreia de João Castellani, “QUIPU” (2020), foi uma aventura sonora que envolveu diversos músicos da cena maringaense e marcou o primeiro lançamento da produtora El Niño. “Passagem”, lançado em janeiro deste ano, trouxe a música “Via Estreita”, a primeira de João com voz, gravada em parceria com Edvvardes (Stolen Byrds) que foi, além de colaborador na faixa, produtor em “QUIPU”.
Já o EP “Dos Meus Sonhos” teve suas composições iniciadas após João receber um convite para o abrir o show da banda maringaense de hard blues The Old Skull Guz no Teatro Barracão em março, com o requisito de que o repertório deveria ser 100% autoral. Os temas fluíram e a relação entre Lucas Trabuco (baixista), Mateus Alabi (baterista, que participou em todos os seus registros) e João, se solidificaram em um trio criativo, enérgico e singular na cena brasileira da música instrumental.
Ainda que Castellani apresente a sua versatilidade de composição e autoprodução musical, tocando a maioria dos instrumentos presentes no EP, o músico conta ainda com participações especiais e fundamentais nas 4 faixas: além de Alabi e Lucas Trabuco, a guitarra de João Manoel na faixa-título e o órgão tocado por Thiago Bernardi em “Encontro Marcado” completam a banda. ”Nesse contexto, passei os sons para Alan Girardeli, que fez a mixagem e masterização do registro e o EP ‘Dos Meus Sonhos’ foi finalizado após longas sessões de gravação caseira e artesanal”, acentua João.
Com um potente time de parceiros e presente em diversas casas de shows com o seu espetáculo musical, João, aos seus 19 anos, ultrapassa o título de “promessa”, alcançando com seu novo lançamento uma posição consolidada entre os melhores jovens instrumentais do país.