Iveco: Força com menor esforço
Com transmissão automática de 8 velocidades, o Daily Hi-Matic 35-180 eleva o patamar de conforto na linha de comerciais leves da Iveco
- Data: 13/05/2024 17:05
- Alterado: 13/05/2024 18:05
- Autor: AutoMotrix
- Fonte: Leo Doca/Transporta Brasil
Crédito:Leo Doca/Transporta Brasil
Em uma transportadora que atue em entregas urbanas, um motorista de uma van com transmissão manual chega a trocar as marchas mais de três mil vezes em um dia de trabalho. Por isso, a experiência que o Daily Hi-Matic proporciona, com seu câmbio automático, entrega um diferencial importante. O “boom” do e-commerce no pós-pandemia tem se sustentado e realmente a demanda por novos veículos tem feito com que várias marcas fizessem lançamentos de vans, furgões e chassis-cabines voltados para esse mercado. A Iveco, que tem uma forte tradição com a família Daily, lançou em novembro do ano passado a primeira chassi-cabine fabricada no Brasil com transmissão automática, o modelo Hi-Matic 35-180. Apresentado na Fenatran de 2022, o Hi-Matic é o primeiro veículo leve comercial com câmbio automático fabricado no Brasil – desde março de 2023, a concorrente Ford Transit automática é importada do Uruguai. Dependendo da configuração, o preço inicial do Iveco Daily Hi-Matic 35-180 parte de R$ 300 mil.
O modelo conta com o motor FPT / F1C VGT, um turbodiesel de quatro cilindros de 180 cavalos de potência a 3.500 rpm e 43,8 kgfm de torque de 1.600 a 2.900 rpm. Pode ser conduzido por motoristas com habilitação B, a mesma categoria usada para direção de veículos de passeio. É equipado com transmissão automática ZF 8HP de 8 velocidades, com conversor de torque. A caixa é usada por vários veículos mundo afora, tanto em sedãs de pequeno porte, os carros da Série 3 da BMW e o Alfa Romeo Giulia quanto em clássicos luxuosos das marcas Bentley e Rolls-Royce, passando por grandalhões como a picape Ram 1500 TRX norte-americana e o Jeep Grand Cherokee Trackhawk.
No modelo da Iveco, que tem Peso Bruto Total de 3,5 toneladas, a caixa é superdimensionada, pois seu projeto suporta aplicações de até sete toneladas. Entre os recursos da transmissão, há a “Eco Mode”, que faz o veículo ter um comportamento alinhado à performance na melhor condição de consumo. Já a opção “Power Mode” ou o modo “Manual”, atende aos motoristas que preferem fazer as trocas de marchas. A “Kick Down” assegura melhor performance nas ultrapassagens, acionada no pedal do acelerador. Com o curso do pedal até o final, o Daily Hi-Matic reduz as marchas para melhorar o desempenho. Já a “Creep Mode” permite que em marcha lenta o veículo inicie o movimento, facilitando pequenas manobras, como entrada em docas e baliza em vaga.
Impressões ao Dirigir
Tranquilamente esperta
O Daily Hi-Matic avaliado foi a versão implementada com baú de alumínio, com o teste percorrendo ruas da Região Metropolitana de São Paulo e em um trajeto até o Interior, com destino à cidade de Campinas. O teste se iniciou pelas ruas de São Paulo, São Caetano do Sul e Santo André em horários de pico e com grande movimentação. O baú de alumínio estava com 600 quilos de lastro. Ao arrancar, já é possível perceber o bom ajuste entre o motor FPT e a caixa automática. O acionamento é feito por uma alavanca simples, que fica no mesmo local das versões manuais, acoplada ao painel. Basta selecionar a opção “D” (drive) e sair dirigindo. O Daily automático desenvolve boa velocidade e com agilidade, com uma programação na caixa que não permite acelerações bruscas, pois trata-se de um veículo comercial, com busca pela eficiência do uso do combustível.
As trocas de marchas durante a tocada na cidade são muito suaves e “espertas”. A caixa percebe quais são as condições do trecho que o veículo se encontra e seleciona as marchas. Se o motorista frear ou reduzir muito a velocidade, a transmissão faz as reduções rapidamente, o que dá uma segurança para a operação. As reduções evitam o uso dos freios de serviço, economizando as pastilhas. O veículo é equipado com direção tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica, bastante leve e fácil de se operar.
Para privilegiar a economia de diesel, há um modo econômico acionado pela caixa de transmissão e que faz as trocas automaticamente no giro ideal. Na rotina de trabalho nas cidades e em viagens rodoviárias curtas, o motorista precisa de uma potência extra em determinado momento. Para isso, o Daily Hi-Matic oferece o “Power Mode”, acionado por um simples toque para a direita na alavanca de câmbio. Uma luz no painel indica que o modo foi acionado, com toda a potência do FPT ficando à disposição.
Quando o motorista pressiona o pedal do acelerador até o fundo, a caixa de transmissão inteligente do Daily Hi-Matic entende que o veículo precisa de mais torque e potência e faz a redução da marcha para o veículo ter mais performance, seja para uma arrancada rápida ou para ultrapassagens. O Daily Hi-Matic traz também um recurso bem funcional para quem faz muitas entregas por dia: quando o motorista para o veículo e tira o pé do freio, removendo o cinto de segurança, o câmbio automaticamente entra no modo de estacionamento (park) e aciona a parada automática.
Quando o veículo precisa parar e retomar a viagem rapidamente, o motor entra no “Dreep Mode” se estiver em até 800 rotações por minuto. Isso facilita nas manobras como na entrada em docas ou nas balizas em vagas apertadas. Na estrada, o Daily automático cumpre bem seu papel. Quando o veículo precisa retomar a força para chegar a uma velocidade maior, um sistema eletrônico oferece uma aceleração suave e gradual, sem subir muito os giros, priorizando a economia de diesel.
Na cabine, os bancos são bem confortáveis, apesar de a posição de direção de vans chassi-cabine não permitir muito espaço. Ela acomoda bem três ocupantes. O ar-condicionado é digital e funciona adequadamente, e o sistema de entretenimento traz uma pequena central multimídia incorporada ao painel com várias funcionalidades, incluindo possibilidade de espelhamento de smartphones via cabo USB, permitindo o uso de navegadores, como o Waze, tanto no sistema Apple quanto Android.