Itaú Cultural recebe espetáculo inspirado em obra de Hudinilson Jr
O espetáculo entra em cartaz no segundo final de semana de setembro, reunindo as linguagens do teatro, música e literatura
- Data: 08/09/2022 11:09
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Inspirada na obra do artista Hudinilson Jr.
Crédito:Keiny Andrade
De 9 a 11 de setembro (sexta-feira a domingo), o Itaú Cultural recebe, na Sala Multiúso, o espetáculo Posição Amorosa, do Núcleo EntreTanto, integrante da Cooperativa Paulista de Teatro. Em cena, os performers Wellington Duarte e Daniel Fagus Kairoz, que também é músico, utilizam diferentes linguagens para abordar encontros, desencontros e proibições, assim como o distanciamento entre os corpos, conceito desenvolvido pelo artista visual Hudinilson Jr. (1957 – 2013). Os ingressos para a programação são gratuitos e estão disponíveis para reserva através da .
Dando continuidade a pesquisa realizada em 2021 sobre as distâncias entre um corpo e outro, com atenção voltada ao conceito de Hudinilson, o grupo passou a observar o espaço existente entre o amor e o sexo, o encontro e o contato. Esse foi o ponto de partida para criação de Posição Amorosa, espetáculo coreográfico que reforça a ideia da existência de posicionamentos amorosos, políticos, afetivos e sexuais.
Esse olhar é levado à cena por Duarte, que também responde pela idealização, concepção e direção geral do espetáculo, e Kairoz. A performance evoca a música, o teatro e a literatura, pelas quais o diretor já transitou em sua carreira, e dialogam com a estética proposta por Hudinilson Jr.
Com cenário que remete ao contexto gay undergound dos anos de 1980, a dramaturgia assinada por Donizeti Mazonas, assim como a direção cênica, é permeada por textos musicados a partir das obras Infértil, de Rudinei Borges dos Santos e O Inominável, de Samuel Beckett. As composições, arranjos e direção musical são de Rui Barossi.
Cartaz on-line
Além das atividades presenciais, o Itaú Cultural segue pelo com programação cênica também em seu canal no YouTube. Dois espetáculos ficam em cartaz até o dia 25: O Torto Andar do Outro, da Cia Pão Doce de Teatro, do Rio Grande do Norte, e CorpoCatimbó, de Zé Viana Júnior, do Ceará.
O primeiro, integra a programação do Palco Virtual Adulto – O Torto Andar do Outro, espetáculo da Cia. Pão Doce, inspirado no cordel de Antônio Francisco. Apesar de ambientado em séculos passados, ele reflete em seus versos os problemas do mundo atual. Tudo porque nesta cidade, onde todos andam de lado, nasce uma criança que, ao andar para frente, se torna alvo de perseguição do rei e de sua corte. Ao som de canções autorais do grupo, entremeando ritmos nordestinos e música erudita, a proposta é refletir e sonhar com um mundo onde prevaleça o respeito.
Por sua vez, CorpoCatimbó, dentro da programação do Palco virtual Ancestralidades, propõe evocar e presentificar as espirais energéticas das entidades encantadas da Jurema Sagrada. O corpo se torna portal de acesso para o universo dos mestres, mestras, caboclos e pretos velhos que se materializam nas simbologias de suas encantarias, gingas, bailados e vibrações. A cena é dividida entre Zé Vianna Júnior e Pai Mesquita de Ogum, o qual, com sua fala, conduz a performance do artista. Assim, narrador e ator apresentam ao público esta manifestação de cultos africanos e brasileiros.
SERVIÇO
Espetáculo Posição Amorosa
De 9 a 11 de setembro (sexta-feira e sábado, às 19h, e domingo às 18h)
Local: Sala Multiúso
Capacidade: 70 lugares
Duração: até 50 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos | nudez, linguagem imprópria, violência
Reserva de ingresso pela
*Essa atividade contará com interpretação em LIBRAS
Palco Virtual Adulto
O Torto Andar do Outro
Cia Pão Doce de Teatro (RN)
Até 25 de setembro, às 23h59
No YouTube do Itaú Cultural www.youtube/itaucultural
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos (linguagem imprópria e violência)
Palco Virtual Ancestralidades
CorpoCatimbó (CE)
Performer: Zé Viana Júnior
Até 25 de setembro, às 23h59
No YouTube do Itaú Cultural
Duração: 35 minutos
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Descritor: drogas lícitas e violência