Itaú Cultural realiza visitas em parceria com a Casa Guilherme de Almeida e o MAM
Conduzidas pelos educadores das casas envolvidas, as programações propõem passeios entre os conteúdos das instituições que dialogam entre si
- Data: 29/04/2024 15:04
- Alterado: 29/04/2024 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
Em maio, o Itaú Cultural (IC) realiza duas visitas expandidas em parceria com diferentes instituições culturais. Nelas, os participantes podem vivenciar programações educativas que conectam as instituições proporcionando uma ampliação de percepção e repertório. A primeira acontece no dia 4 e tem como ponto de partida a Casa Guilherme de Almeida – museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis. A outra, em conjunto com o Museu de Arte Moderna (MAM), é realizada no dia 11, a partir do Itaú Cultural. O trajeto entre as instituições está incluso nas inscrições.
Frans Post
A gravura de Frans Post (1612-1680) inserida em Paisagens de um Brasil holandês representa os arredores de Porto Calvo, palco de disputas entre holandeses e portugueses na capitania de Pernambuco no século XVII. Ela é o ponto de partida dessa programação a partir da Casa Guilherme de Almeida.
Na sequência, o passeio segue para o IC, onde o público é convidado a explorar a Coleção Brasiliana, em exposição permanente no Espaço Olavo Setubal, que expõe a série completa de gravuras do pintor neerlandês, integrantes do livro Rerum per Octennium in Brasilia (1647), de Gaspar Barléu. Após a visita aos dois acervos, a programação continua com uma oficina de desenho em que os participantes esboçam o entorno da Avenida Paulista, tendo como inspiração os panoramas de Frans Post, que inseriram o espaço dos trópicos na tradição de pintura de paisagem seiscentista de Flandres e da Holanda. A atividade inclui transporte gratuito de ida e volta da Casa Guilherme de Almeida ao Itaú Cultural.
Claudia e George
Esta visita conecta as exposições Claudia Andujar: cosmovisões, em cartaz em dois pisos do IC, e George Love: Além do Tempo, em exibição no MAM. Além de serem companheiros, os dois realizaram juntos trabalhos significativos na fotografia. Uma dessas colaborações pode ser vista no piso -2 do IC, em um audiovisual do livro de fotos Amazônia (Praxis, 1978), publicado por Claudia e Love, editado por Regastein Rocha, com design do artista Wesley Duke Lee e prefácio do poeta amazonene Thiago de Mello – cujo texto foi depois censurado pela ditadura militar.
Esta visita é realizada um dia antes do encerramento da exposição dedicada a Love no MAM e tem como ponto de partida o IC e a mostra dedicada à fotógrafa húngara, com curadoria de Eder Chiodetto. Claudia Andujar: cosmovisões percorre a produção da artista e revela como ela expandiu a linguagem fotográfica antes de se embrenhar em sua extensa obra realizada junto aos Yanomami, apresentando um novo olhar sobre o trabalho da fotógrafa. Reúne mais de 130 trabalhos de Claudia, realizados durante seis décadas, desde que, fugindo do nazismo partiu da Hungria para os Estados Unidos. Depois de uma temporada naquele país, em 1955 ela desembarcou em São Paulo para encontrar a sua mãe e aqui viver até hoje.
George Love: Além do Tempo, cuja visita encerra o passeio, aborda a trajetória do fotógrafo estadunidense radicado no Brasil e conta com a curadoria do pesquisador e fotógrafo Zé De Boni. Esta mostra apresenta, em ordem cronológica, a carreira de Love de seus primeiros trabalhos em Nova York, passando por suas incursões pela Amazônia, até suas últimas obras criadas em São Paulo, onde morreu em 1995. Ao todo, estão expostas mais de 500 fotografias, além de documentos, como cartas e vídeos com entrevistas, divididos em 20 núcleos, que retratam diferentes momentos da vida do artista.
SERVIÇO:
Visita Expandida – IC e Casa Guilherme de Almeida
Frans Post: paisagens de um Brasil holandês
Dia 4 de maio, às 14h –
Inscrições: POIESIS (education1.com.br)
Ponto de partida: Casa Guilherme de Almeida – Rua Macapá, 187 (Sumaré)
Visita Expandida – IC e MAM
Dia 11 de maio, às 14h –
Inscrições: www.itaucultural.org.br
Ponto de partida: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149