Itaú Cultural realiza Mostra Online em sinergia com Mostra Internacional de Cinema

Em mais um ano de parceria, o instituto disponibiliza em seu site longas-metragens brasileiros, de ficção e não ficção, participantes de edições anteriores do evento

  • Data: 17/10/2019 09:10
  • Alterado: 17/10/2019 09:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Itaú Cultural realiza Mostra Online em sinergia com Mostra Internacional de Cinema

Crédito:Divulgação

Você está em:

Em nova parceria com a 43ª Mostra Internacional de Cinema, o Itaú Cultural apresenta de 17 a 30 de outubro, no site do instituto (www.itaucultural.org.br), uma Mostra Online com cinco filmes que integraram edições passadas do festival. A programação é composta por Narradores de Javé, de Eliane Caffé, Do Luto à Luta, de Evaldo Mocarzel, Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim, Mutum, de Sandra Kogut e Bollywood Dream – O sonho Bollywoodiano, de Beatriz Seigner. Os filmes estarão disponíveis ao mesmo tempo e podem ser acessados pelo site.

Além da Mostra Online, o Itaú Cultural recebe de 23 a 25 de outubro (quarta-feira a sexta-feira) o III Fórum Mostra, programação que promove conversas entre artistas, gestores públicos, produtores e estudantes sobre questões do setor. Serão realizadas oito mesas, concentradas em pensar o audiovisual e em explorar o futuro da atividade, impactada pela convergência de linguagem e tecnologia e pelo contexto atual. Os encontros acontecem a partir das 10h e têm entrada gratuita.

O longa-metragem Narradores de Javé (2003), de Eliane Caffé, foi exibido na 27ª Mostra Internacional de Cinema e apresenta a história dos habitantes de um vilarejo, que tentam provar a relevância do lugar quando a construção de uma hidrelétrica ameaça colocá-lo debaixo d’água. Para isso, eles mesmos escrevem a história do lugar, para certificarem a importância do patrimônio cultural do vilarejo e, assim, justificar a necessidade de seu tombamento e preservação. “É um grande filme da diretora Eliane Caffè com o ator José Dumont, que repetiram essa parceria em Era uma Vez o Hotel Cambridge, vencedor do prêmio popular de melhor filme brasileiro de ficção na 40ª Mostra”, conta Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Premiado em diversos festivais, o documentário Do Luto à Luta (2005), de Evaldo Mocarzel, retrata a experiência do diretor com sua filha. Exibido pela 29ª Mostra, lança um olhar sincero sobre a Síndrome de Down, problema genético que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. “É um filme pessoal e afetivo, que mostra coragem do diretor”, diz Renata. O filme foge do paternalismo politicamente correto, para mostrar a realidade da doença, tira os preconceitos e estigmas sociais do plano principal e aponta caminhos claros e possíveis, otimistas e realistas, com soluções simples, direcionadas a pais de bebês portadores da Síndrome de Down logo após o nascimento.

Eleito o melhor documentário pelos júris oficial e popular da 29ª Mostra, Pro Dia Nascer Feliz (2005), do diretor João Jardim, traz depoimentos de adolescentes de diferentes origens acerca dos desafios, medos e anseios de suas experiências no ambiente escolar. “Esse filme traz questões e dilemas sobre educação, que ainda são muito atuais”, diz a diretora da Mostra. Definido pelo próprio diretor como “um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas”, a obra flagra o dia a dia e adentra a subjetividade de alunos e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com sequências de observação do ambiente das escolas. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe e momentos de relativa intimidade pessoal.

Mutum (2007), de Sandra Kogut, foi inspirado na obra de Guimarães Rosa e exibido na 31ª Mostra. Mutum quer dizer mudo. Também é uma ave negra que só canta à noite, e é, ainda, o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem 10 anos e é um menino diferente dos outros. Por meio do seu olhar, é possível enxergar o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago é confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.

O festival também exibe Bollywood Dream – O sonho Bollywoodiano, de Beatriz Seigner, finalista ao prêmio Bandeira Paulista da 33ª Mostra Internacional de Cinema. O filme conta a história de três atrizes brasileiras que enfrentam choques culturais quando tentam fazer carreira na Índia. Uma vez inseridas no coração da cultura e da mitologia indiana, seus sonhos se modificam no contraste entre o oriente e o ocidente, o ancestral e o novo, entre os anseios individuais e coletivos.

SERVIÇO:

Mostra Online (Mostra Internacional de Cinema)

De 17 a 30 de outubro

Filmes disponíveis no site do Itaú Cultural a partir do dia 17 de outubro

Narradores de Javé (2003), de Eliane Caffé

Duração: 102 minutos

Do Luto à Luta (2005), de Evaldo Mocarzel  

Duração: 76 minutos

Pro Dia Nascer Feliz (2005), de João Jardim

Duração: 89 minutos

Mutum (2007), de Sandra Kogut  

Duração: 95 min

Bollywood Dream – O Sonho Bollywoodiano (2009), de Beatriz Seigner 

Duração: 84 minutos

III Fórum Mostra Internacional de Cinema

De 23 a 25 de outubro (quarta-feira a sexta-feira)

Sala Itaú Cultural?

Capacidade:

196 lugares para as mesas

186 lugares para o pitching

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: uma hora antes do evento, com direito a um acompanhante – os dois ingressos devem ser retirados no mesmo momento na bilheteria preferencial

Público não preferencial: uma hora antes do evento – um ingresso por pessoa

Compartilhar:

  • Data: 17/10/2019 09:10
  • Alterado:17/10/2019 09:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados