Instituto Mauá de Tecnologia fecha parceria com Pi Academy
Parceria lança curso inédito, Master of Business Innovation: O MBi tem como objetivo ensinar o profissional do mercado de trabalho a planejar a inovação e conduzir a ação em seu dia a dia
- Data: 01/08/2016 10:08
- Alterado: 01/08/2016 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: RMA
Crédito:
O Instituto Mauá de Tecnologia prepara seus alunos para pensarem e agirem com foco em inovação e empreendedorismo. E esses objetivos são reforçados ano a ano na proposta acadêmica de todos os cursos.
Dando continuidade a essa filosofia, recentemente o Instituto firmou parceria com a Pi Academy, instituição voltada à aplicação de metodologias e estratégias para promoção da inovação, para lançar o novo MBi (Master of Business Innovation), programa de especialização de 360 horas, com formação em inovação e empreendedorismo.
“Enquanto um MBA clássico busca formar bons gestores para os negócios atuais da empresa, o MBi forma, pela prática, profissionais capazes de identificar e explorar novas oportunidades para a corporação”, explica o coordenador da Pós-Graduação, prof. Julio Lucchi.
A inovação pode ser entendida como a implementação de um produto e serviço novo, significativamente melhorado, um processo, um novo método de Marketing, ou uma nova metodologia organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho, nas relações externas (manual de Oslo). Devido a essa definição ampla, muitas atividades corriqueiras das empresas são rotuladas como inovadoras sem que haja a preocupação de contextualizá-las no atual mercado competitivo. Acontece que estamos na quarta onda da inovação e agora, mais do que nunca, é necessário “ler o mundo” de forma correta e transformar essa leitura em ações que adicionem real valor aos produtos e serviços oferecidos.
A quarta onda da inovação apresenta três características:
1. intensificação da globalização em ambientes extremamente competitivos;
2. ciclos de vida de produtos e serviços mais curtos requerem processo inovador mais rápido para atender à demanda por mais produtos e serviços;
3. surgem novos e crescentes desafios para as startups e, ao mesmo tempo, oportunidades para grandes corporações. Uma delas é liderar a criação de ecossistemas de inovação.
Esse cenário desafiador requer profissionais que saibam “ler o mundo” corretamente e, a partir dessa leitura, planejar ações inovadoras. Essa é a principal proposta do MBi da Mauá – Pi Academy, “formar” os novos profissionais de inovação.
Metodologia diferenciada
Um importante diferencial do MBi da Mauá – Pi Academy é a metodologia Project Based Learning: o aprendizado ocorre durante o desenvolvimento de projetos do interesse das empresas, para enfrentar, de forma inovadora, os novos desafios tecnológicos do seu cotidiano.
“O curso contempla aulas em formato de seminários, workshops e comunidades de prática. Mentores e orientadores acompanham as atividades didáticas para assegurar o máximo aproveitamento dos conteúdos apresentados. Do primeiro ao último dia, os participantes se empenham em desenvolver um projeto de inovação ao mesmo tempo desafiador e relevante para a empresa”, acrescenta o coordenador.
Outra importante vantagem do MBi é a oportunidade de convívio com empreendedores e ambientes vocacionados para a inovação, permitindo a construção de network com consultores, mentores e outros participantes.
QUEM PODE PARTICIPAR
O público-alvo do MBi são profissionais indicados pelas empresas para compor um time de inovadores de diversas áreas-fim e, também, das áreas-meio (Novos Negócios, Produção, Marketing, Administração, Vendas, Finanças, RH, TI entre outras).
Três perfis são esperados para os participantes do MBi:
# INTRAEMPREENDEDORES/EMPREENDEDORES – visionários da empresa, com potencial de idealizar novos negócios e até criar uma startup dentro da corporação;
# INOVADORES – aficionados por tecnologia trarão soluções reais para a empresa ao analisar mercados, identificar oportunidades e explorar novos recursos tecnológicos;
# GESTORES DE NOVOS NEGÓCIOS – administradores talentosos com potencial para se transformarem em líderes de times focados, para otimizar os processos de forma inovadora.
CONTEÚDO
Conheça os principais temas abordados nos dois módulos:
• – Inovação – o que é, como chegar a novos negócios;
• – Empreendedorismo e competências pessoais;
• – Abordagem, métodos e técnicas ligadas ao design thinking;
• – Pensamento e abordagem lean;
• – Gestão e inteligência para a inovação;
• – Liderança e gestão de projetos;
• – Marketing e vendas cross-media;
• – Design de produtos, serviços e negócios;
• – Técnicas de negociação;
• – Funding para inovação.