Instituto Butantan dá início à programação especial de férias
Entre os dias 14 e 22 de julho, crianças e adultos poderão participar de rodas de conversa, atividades artísticas e expedições científicas no Parque da Ciência
- Data: 11/07/2023 10:07
- Alterado: 11/07/2023 10:07
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Butantan
Crédito:Comunicação Butantan
O Parque da Ciência, no Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, recebe entre os dias 14 e 22 de julho o “Programa Férias no Butantan”. Embora a maior parte dos eventos contemple o público infantil, haverá também atividades para jovens e adultos.
Rodas de conversa, trilhas e expedições científicas são apenas alguns dos diversos eventos que devem ocorrer durante essa tradicional semana de julho.
A novidade deste ano são as atividades dentro do Edifício Vital Brazil, reinaugurado em abril de 2023. O prédio já havia recebido alguns eventos de férias em janeiro deste ano, mas agora está oficialmente aberto.
O Espaço de Leitura Semear Leitores, inaugurado também em abril de 2023, também poderá ser acessado todos os dias pelos visitantes. Essa é uma ala inédita do Parque da Ciência.
“O Programa Férias no Butantan tem por objetivo oferecer ao público atividades educativas e recreativas associadas às atividades desenvolvidas pelo Butantan. As crianças se divertem e aprendem. O Parque da Ciência Butantan tem esta finalidade, decodificar a ciência aqui produzida”, destaca Giuseppe Puorto, diretor do Centro de Desenvolvimento Cultural do Butantan.
O que esperar
O Programa Férias no Butantan será aberto com uma Mesa de Abertura sobre Saúde Única no Auditório do Museu Biológico, marcada para o dia 14/07, às 14h. O evento, voltado principalmente para jovens estudantes do Ensino Médio e ingressantes universitários, também será transmitido pelo canal do instituto no YouTube.
Outro destaque será a ação “Pequenas meninas, grandes cientistas: contação de histórias no programa VitaMinas”, realizada na Biblioteca do Butantan. Dentro do recém reaberto Edifício Vital Brazil, os visitantes poderão conhecer detalhes sobre a vida de mulheres que participaram da construção da ciência, como Marie Curie e Rosalind Franklin.
Também serão realizadas atividades ao ar livre, como a trilha “Minha primeira expedição científica”, em que as crianças irão caminhar pela Trilha da Figueira Branca enquanto se reconectam com a natureza e aprendem um pouco mais sobre as relações entre as plantas, animais e seres humanos.
Os Laboratórios de Pesquisa do instituto também darão as caras nessa semana, cumprindo o papel de difusores da ciência produzida no Butantan. A ação promovida pela Plataforma Zebrafish, por exemplo, apresentará ao público o peixe zebrafish (paulistinha), seus cuidados e como são realizadas as pesquisas com o animal.
Já o evento organizado pela equipe de Coleções Zoológicas mostrará aos visitantes os animais armazenados nas coleções Entomológica, Acarológica, Aracnologia e Herpetológica, desmistificando informações sobre os seres e permitindo a pintura de suas imagens com giz de cera.
O Museu de Microbiologia, por sua vez, segue com a mostra “Coleção Os Cientistas: memórias e reencontros”, em homenagem ao ex-diretor do instituto, Isaias Raw. Os itens históricos apresentados remontam à educação e ao ensino da ciência no Brasil. Esta exposição teve início no dia 1º e segue em cartaz por tempo indeterminado.
As diversas atividades acontecem em diferentes dias e locais do Parque da Ciência. É necessário realizar inscrição prévia para participar de alguns dos eventos.