Instituto Aquila comanda treinamento em Planejamento Estratégico para dirigentes da FUABC
Conceituada empresa de consultoria em gestão promoveu palestras e dinâmicas dentro de seu Programa de Formação de Gestores
- Data: 26/01/2024 13:01
- Alterado: 26/01/2024 13:01
- Autor: Redação
- Fonte: FUABC
Treinamento foi conduzido por Thiago de Almeida Brandão, consultor sênior do Instituto Aquila.
Crédito:Divulgação
Consultoria em gestão com projetos em andamento em todo o Brasil, o Instituto Aquila realizou nesta semana um treinamento para cerca de 50 dirigentes da Fundação do ABC em seu Programa de Formação de Gestores. A atividade em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi comandada pelo consultor sênior do Aquila, Thiago de Almeida Brandão e Souza, que esteve à frente de palestras e dinâmicas que visaram desenvolver habilidades de liderança e alinhar os participantes às técnicas mais avançadas e eficientes em gestão. O objetivo central foi a capacitação dos líderes para a implementação do Planejamento Estratégico da FUABC, trabalho iniciado efetivamente em 2023 e que envolve toda a estrutura da organização e seus mais de 26 mil funcionários.
A Fundação do ABC esteve representada por dirigentes de sua sede administrativa, da Unidade de Apoio Administrativo (UAA), e do Centro Universitário FMABC, com destaque para as participações do presidente da entidade, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, do vice-presidente, Dr. Osmar Santos de Mendonça, e do diretor-geral da UAA, Décio Teixeira Prates Júnior.
“O Planejamento Estratégico da Fundação do ABC representa um dos pilares fundamentais que estabelecemos desde o início de nossa gestão. Precisamos de máxima dedicação a este projeto, que certamente nos fornecerá diretrizes claras e indicará áreas nas quais podemos progredir. Expresso minha sincera gratidão pelo empenho de todos neste dia de treinamento intensivo, com um agradecimento especial às equipes do Centro Universitário FMABC, que estão engajadas conosco neste propósito institucional”, declarou o presidente Luiz Mário Pereira de Souza Gomes na abertura dos trabalhos.
Entre os destaques abordados no Programa de Capacitação de Gestores do Instituto Aquila esteve o detalhamento do PDCA, sigla em inglês para “Plan-Do-Check-Act” (Planejar-Fazer-Checar-Agir), uma metodologia consagrada para o gerenciamento contínuo de processos e melhoria de desempenho. Este modelo, essencial para o planejamento estratégico, foi explorado como uma ferramenta eficaz para garantir que a Fundação do ABC implemente e monitore suas iniciativas de maneira sistemática e adaptável, permitindo uma resposta rápida a mudanças e garantindo a qualidade e eficiência dos serviços prestados, em especial nas áreas da saúde e educação.
GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO
A partir da homologação do Termo de Ajustamento de Conduta entre Fundação do ABC e Ministério Público do Estado de São Paulo, em março de 2020, teve início um contínuo processo de transformação da entidade. Dois dos principais elementos que progressivamente estão sendo introduzidos são a governança corporativa e o planejamento estratégico.
A governança corporativa é considerada a espinha dorsal, por reunir conjunto de práticas e estruturas que norteiam decisões embasadas, administração eficaz de recursos e, sobretudo, a certeza de que a segurança e o bem-estar do paciente são prioridades incontestáveis.
Por sua vez, o planejamento estratégico é a ferramenta que orientará a Fundação do ABC na direção de seus objetivos de longo prazo. Trata-se de uma visão ampla, capaz de antever desafios e oportunidades, e de alocar recursos de forma a otimizar os resultados. Entre as vantagens deste processo estão a melhoria da eficiência operacional, a capacidade de resposta rápida às mudanças de cenário e a capacidade de identificação de oportunidades de crescimento, sempre direcionadas por uma visão estratégica que coloca o paciente no centro de todas as decisões.
PRÊMIO CIDADES EXCELENTES
O Instituto Aquila, reconhecido por sua expertise em gestão e planejamento estratégico, também se destaca pelo seu envolvimento no projeto “Prêmio Band Cidades Excelentes”, uma iniciativa em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Este projeto visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública, com o objetivo de transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. Na edição 2023, a cidade de Santo André ganhou a etapa estadual do prêmio na categoria “sustentabilidade”, em reconhecimento a diversas iniciativas da Prefeitura voltadas à preservação do meio ambiente, alinhadas a ações de desenvolvimento sustentável e inclusão social.