Inscrição para prêmio de preservação do Patrimônio Cultural de SP vai até dia 15 de agosto
Historiadora Elisabete Mitiko Watanabe, da UPPH, órgão da Secretaria de Estado da Cultura irá selecionar ações inscritas
- Data: 11/08/2021 18:08
- Alterado: 11/08/2021 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Crédito:Divulgação
Estão abertas as inscrições para a 34ª edição do Prêmio?Rodrigo?Melo Franco de Andrade, iniciativa que reconhece ações de excelência na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural. O Prêmio?é considerado um dos maiores de iniciativa nacional na área do Patrimônio Cultural, e é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo. Interessados devem se inscrever até 15 de agosto.?
Este ano a Comissão Estadual de São Paulo, que, entre outras comissões estaduais, avalia as ações inscritas, conta com a participação da historiadora?Elisabete Mitiko Watanabe, diretora técnica do Grupo de Estudos de Inventário da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), órgão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A UPPH respalda as deliberações do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
PATRIMÔNIO CULTURAL
Podem concorrer à premiação de R$ 20 mil ações desenvolvidas no âmbito do poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa. Fundações e empresas privadas poderão ser indicadas a menção honrosa, segmento no qual não há remuneração.
ETAPAS DO PRÊMIO
Para participar, os proponentes deverão acessar o formulário de inscrição,?disponível no site do Iphan. As ações serão avaliadas, inicialmente, nas comissões estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada estado e presididas pelos superintendentes. Iniciativas vencedoras na etapa estadual serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 20 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural.
O resultado da etapa regional está previsto para final de outubro. As dez ações vencedoras em nível nacional e as duas menções honrosas serão divulgadas em dezembro deste ano. Para inscrever acesse o site do Iphan.