Inclusão social é o foco do Plano Plurianual de Diadema
Ao fazer a entrega do documento, a Secretária de Planejamento e Gestão, Fatinha Queiroz, destacou que a construção do PPA marcou a retomada da participação popular depois de vários anos
- Data: 01/10/2021 19:10
- Alterado: 01/10/2021 19:10
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Divulgação
A retomada do desenvolvimento econômico com inclusão social e redução das desigualdades é a proposta central do Plano Plurianual Participativo (PPA) protocolado ontem (30) na Câmara Municipal de Diadema. Esse plano – mais a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual – definem o planejamento da cidade para os próximos quatro anos.
Ao fazer a entrega do documento, a Secretária de Planejamento e Gestão, Fatinha Queiroz, destacou que a construção do PPA marcou a retomada da participação popular depois de vários anos: “Foram realizadas dez audiências virtuais e também estivemos presencialmente em todos os bairros, e as mais de duas mil opiniões e propostas foram alinhadas e articuladas ao nosso programa de governo”.
No total, são 36 programas temáticos e administrativos que traduzem o compromisso da atual Administração em atender aos sonhos e desejos da população de forma transparente e eficiente. Entre esses programas estão:
– Reestruturação da rede de atenção básica da saúde e da rede de urgência, emergência e hospitalar com a reorganização do Pronto Socorro Central e a construção de um novo hospital e duas Unidades de Pronto Atendimento.
– Qualificação profissional e incentivo ao desenvolvimento tecnológico e de inovação para estímulo da atividade econômica e geração de emprego.
– Desenvolvimento de uma Segurança Cidadã, com resgate da Cultura de Paz, que já foi referência internacional.
– O direito à Educação articulado à proteção integral dos estudantes, com o desenvolvimento de projetos como o Adolescente Aprendiz e o Quarteirão da Educação.
– Uma cidade moderna e bem cuidada, com drenagem urbana, asfalto, iluminação e um transporte mais qualificado.
– Viabilização de uma cidade conectada por meio de canais inovadores, participativos e transparentes.
Diante da greve situação financeira da Prefeitura, a secretária Fatinha Queiroz destacou a necessidade de captar recursos e outras formas de financiamento para garantir a viabilidade desses programas.
“Não vamos medir esforços para recuperar a receita do município e realizar as parcerias que forem necessárias para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, concluiu.