IMT investe em tecnologia para oferecer atividades no laboratório de forma remota
Enquanto durar o período de isolamento social, os alunos podem praticar os conhecimentos via WebLab
- Data: 19/05/2020 15:05
- Alterado: 19/05/2020 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
Com o avanço da pandemia do coronavírus, o isolamento social é extremamente necessário. Por isso, as principais instituições de ensino ao redor do mundo estão investimento em modernas ferramentas de computação para manter a qualidade do ensino por meio de tecnologias, assim como o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) que prioriza, não somente as aulas teóricas, mas também as práticas por meio dos laboratórios de acesso remoto, conhecido como WebLabs.
As aulas no laboratório de forma remota proporcionam atividades experimentais “em tempo real”. “Essa tecnologia é um dos nosso diferenciais. O aluno consegue, de casa, acessar o controle das máquinas para realizar o seu experimento. Há câmeras nos laboratórios que proporcionam a sensação de estar presente no local. A participação dos alunos tem surpreendido, pois todos interagem com entusiasmo e interesse, como se estivessem lado a lado. Assim que terminar a quarenta, estaremos de forma presencial usufruindo da nossa infraestrutura, que é referência no cenário nacional”, comenta Clayton Barcelos Zabeu, Engenheiro Mecânico do IMT.
A crescente evolução da tecnologia da informação propicia consideráveis avanços no ensino e pesquisa a distância. Nesse contexto, os WebLabs são exemplos claros da utilização da computação na educação ao permitir que alunos e pesquisadores, de qualquer localidade, possam acessar os equipamentos presentes no laboratório e realizarem experimentos práticos e didáticos.
O engenheiro lembra que o WebLasb já é um recurso bastante utilizado entre os alunos do ensino médio, ou seja, o IMT oferece a oportunidade do futuro graduando realizar uma experiência remota nos laboratórios da instituição para ratificar a sua escolha pelo curso aspirado. “Neste período de pandemia, realizamos um up grade nesta ferramenta para utilizá-la como os nossos alunos. Vale lembrar que a operação remota é um importante recurso para mediar as aulas por tecnologia, mas todos os cursos, tanto de engenharias, administração quanto design, continuam presenciais”, reforça.