IMT conquista a primeira colocação durante o 2º Prêmio Inovação no Ensino Superior
O IMT foi contemplado na categoria Inovação na Aprendizagem
- Data: 07/11/2022 15:11
- Alterado: 07/11/2022 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: IMT
Crédito:Letícia Teixeira
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) obteve mais um reconhecimento em razão da sua metodologia de ensino-aprendizagem inovadora. A instituição conquistou a primeira colocação, na categoria Inovação na Aprendizagem, no 2.º Prêmio de Inovação no Ensino Superior Prof. Gabriel Mário Rodrigues, criado pelo Semesp. O projeto apresentado pelo IMT foi contemplado por valorizar a integração entre os cursos de Engenharia, Design e Administração, além de oferecer infraestrutura e currículo alinhados para a formação de profissionais com competências inovadoras.
Na categoria Inovação na Aprendizagem, que rendeu a primeira colocação ao IMT, a ideia era disseminar experiências bem-sucedidas no desenvolvimento e uso de instrumentos, metodologias e tecnologias na aprendizagem. “A conquista dessa premiação se configura como o reconhecimento nacional de uma proposta inovadora de aprendizagem que toma por base a integração de competências complementares (Tripé da Inovação). Sentimo-nos altamente estimulados para seguir na direção da flexibilização curricular, integração de disciplinas, séries e cursos, internacionalização, desenvolvimento de competências socioemocionais etc. Sempre por meio de ações orquestradas de forma institucional”, reforça o professor José Carlos de Souza Júnior, reitor do Centro Universitário do IMT.
Criado para reconhecer profissionais e instituições que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira, o Prêmio de Inovação no Ensino Superior destaca, em várias categorias, instituições públicas ou privadas, com ou sem finalidades lucrativas, de qualquer Estado ou privadas, que ofereçam à comunidade acadêmica experiências inovadoras em metodologias educacionais e em gestão educacional e que apresentem resultados positivos para serem aplicados por todas as instituições.
Por isso, o reitor ainda destaca que a primeira colocação na categoria Inovação na Aprendizagem é resultado do ecossistema de oportunidades que o IMT oferece aos alunos, professores, pesquisadores, funcionários técnicos e administrativos, empresas, entidades governamentais, instituições de ensino e pesquisa.
“Vale lembrar que – seja por nossa infraestrutura que derruba as barreiras entre as diferentes áreas do saber, seja por uma abordagem curricular que integra os diferentes agentes (participação efetiva da sociedade externa no processo de aprendizado) – atuamos na formação de um profissional (cidadão e indivíduo) que entende a importância de estabelecer conexões de valor como elemento fundamental para a superação dos complexos desafios que a atualidade apresenta. Portanto, essas atribuições e outras experiências, rendeu-nos a primeira colocação”, conclui o reitor.