Ícone da MPB, Alaíde Costa é atração da plataforma #CulturaEmCasa em março
Produções originais, shows e outras atrações integram a programação do mês que celebra a mulher
- Data: 18/03/2023 10:03
- Alterado: 18/03/2023 10:03
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Alaíde Costa
Crédito:Divulgação
Para celebrar o mês da mulher, a plataforma #CulturaEmCasa reuniu uma ampla programação para celebrar o público feminino. Entrevista exclusiva e “Alaíde Costa – O Show” fazem parte das atrações, que reúne ainda originais da plataforma, espetáculos musicais, entrevistas, entre outros. A #CulturaEmCasa, uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte, é a maior plataforma de streaming cultural da América Latina.
“Alaíde Costa – O Show” foi gravado em 2022, no palco do Teatro Sérgio Cardoso. Durante os 75 minutos de show, Alaíde faz uma retrospectiva de sua carreira e canta grandes sucessos, como Retrato em Branco e Preto, Insensatez, A Noite e Onde Está Você?. Com produção de Claudia Santana e banda formada por José Gilberto Pires (piano), Fernando Antônio de Alvarenga (guitarra) e Vítor Carlos Alcântara (sax e flauta), o espetáculo será exibido no dia 18 de março a partir das 20h.
No mesmo dia, às 18h, entra em cartaz uma entrevista exclusiva. Em oito minutos, a produção dirigida por Júlia Rizzo apresenta uma conversa intimista de Alaíde Costa, realizada no palco do Teatro Sérgio Cardoso. Aos 87 anos, Alaíde é consagrada em shows nacionais e internacionais, com inúmeros prêmios e homenagens de expoentes da MPB.
A apresentação busca valorizar a cultura da música brasileira a partir do estilo único de Alaíde Costa, que sempre se manteve fiel à escolha do repertório, sem se importar com modismos e gêneros musicais que muitas gravadoras pretendiam que ela interpretasse.
O especial #CulturaEmCasa para o mês da mulher conta ainda com a cantora e compositora Ekena e a artista queer Lazúli, integrante da banda “Francisco, El Hombre”, para falar do feminino e fazem juntas um manifesto feminista com as duas vozes unidas pela primeira vez.
O “Mulheres do Bixiga”, documentário de Rubens Crispim Júnior, traz as histórias do bairro icônico paulista sob a ótica feminina, de italianas e quilombolas, formadoras da cultura muito particular do lugar. O documentário é um original da plataforma #CulturaEmCasa, que este ano promete lançar um pacote importante de títulos exclusivos.
A programação de março em celebração à mulher termina na terça-feira (31), com o show “Terra Mãe”, realizado a partir do primeiro álbum da cantora Carla Casarim. Lançado em 2019, em todas as plataformas digitais, o álbum mostra o lado compositora de Carla. Terra Mãe, realizado com recursos do ProAC (programa de fomento à cultura do governo do estado de São Paulo), mostra a cantora em busca de conexão com o público a partir da síntese do Brasil, miscigenado em cultura e ritmos: samba-canção, baião, maracatu, bossa-nova, bolero, valsa, choro e samba-rock.
Com cerca de cinco mil conteúdos e quase oito milhões de visualizações, a plataforma #CulturaEmCasa comemora três anos de lançamento no próximo dia 20 de abril. Durante o período, reuniu um acervo com mais de cinco mil conteúdos, de 13 linguagens – “Cinema”, “Circo”, “Conteúdos Acessíveis” “Cultura Popular”, “Dança”, “Gastronomia”, “Humor”, “Infantil”, “Literatura”, “Museus”, “Música”, “Ópera” e “Teatro”. Todo o conteúdo da #CulturaEmCasa, clique aqui.
#CulturaEmCasa
A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos. CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa gerida pela Amigos da Arte e conta com um acervo com mais de cinco mil conteúdos com diferentes linguagens artísticas, entre elas, peças de teatro, shows, musicais, entrevistas, infantis e produções exclusivas.
Lançada em abril de 2020, a plataforma, disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente, já foi acessada 7,7 milhões de vezes. São cerca de 3,6 milhões de usuários de 5,5 mil cidades. Com os olhos voltados para a diversidade, no começo de 2022, a plataforma, que já possuía ícones de acessibilidade, inaugurou uma categoria exclusivamente dedicada aos conteúdos acessíveis.
A ferramenta reúne também conteúdo do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.