Hospital Nardini expõe trabalhos no Congresso Brasileiro de Pediatria

Três casos da unidade foram selecionados para participar de evento realizado no Rio de Janeiro

  • Data: 19/10/2015 17:10
  • Alterado: 16/08/2023 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Hospital Nardini expõe trabalhos no Congresso Brasileiro de Pediatria

Cinco médicas residentes de Pediatria do Nardini tiveram seus trabalhos selecionados

Crédito:

Você está em:

Entre 12 e 16 de outubro, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá participou pela primeira vez do Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado na cidade do Rio de Janeiro. A 37ª edição do evento, que ocorre a cada dois anos, reuniu trabalhos inscritos por profissionais da área médica de todo o País, e também recebeu médicos estrangeiros que participaram do Fórum Internacional de Educação Pediátrica.

Cinco médicas residentes de Pediatria que atendem diariamente no Hospital Nardini tiveram três trabalhos científicos aprovados para exposição. São eles: “Osteomielite Hematogênica com Fratura Patológica em Recém-Nascido”, “Duplicidade Intestinal na Infância” e “Malária Falciparum Importada”. A produção dos três trabalhos foi baseada em casos atendidos na Pediatria do hospital entre o ano passado e este ano. O primeiro caso trata-se de uma criança nigeriana de três anos que ficou dois meses internada com infecção no osso (ostemielite) e passou por duas cirurgias ortopédicas antes de receber alta. O caso de duplicidade intestinal acometeu outra paciente de três anos, que nasceu com malformação no intestino, corrigida em cirurgia posteriormente, e a última experiência refere-se a outra criança nigeriana que chegou ao Brasil infectada pela malária e exigiu estudo detalhado pela equipe do hospital para condução do tratamento mais correto. “Tivemos que estudar o caso e adaptar as medicações, que buscamos no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, porque a malária de lá é diferente da desenvolvida no Brasil. Todos os casos exigiram condução mais complexa de interesse científico e por isso motivaram as residentes a pesquisar e inscrever os trabalhos. É uma iniciativa esperada dentro do programa de Residência Médica, porque não se trata apenas de apresentar, é preciso estudar. Isso aprimora a técnica e contribui de forma determinante na assistência ao paciente, além de ofertar maior credibilidade ao hospital e ao programa”, comenta a dra. Amelia Griciunas, coordenadora da Pediatria do Nardini e do Programa de Residência Médica em Pediatria de Mauá. As residentes médicas que produziram os trabalhos também atendem nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e na Rede de Atenção Básica de Mauá.

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO – Há alguns anos, a Pediatria do Hospital Nardini é a clínica campeã de elogios na Ouvidoria do hospital. Dados recolhidos em setembro por meio de pesquisas respondidas pós-alta por pacientes e acompanhantes apontam 99,4% de aprovação no atendimento, que engloba avaliação do serviço prestado pela equipe médica, de enfermagem, recepção, fisioterapia, serviço social, alimentação e voluntariado. A Pediatria é composta atualmente por 17 leitos de enfermaria, além de 22 leitos na UTI Neonatal, sendo 12 de médio risco e 10 de alto risco.

Compartilhar:

  • Data: 19/10/2015 05:10
  • Alterado:16/08/2023 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados