Hospital Nardini avança para obter certificação de ‘Amigo da Criança’
Credenciamento junto ao Ministério da Saúde exige cumprimento de requisitos sobre incentivo ao aleitamento materno
- Data: 02/02/2015 15:02
- Alterado: 02/02/2015 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: FUABC
Crédito:
O Hospital Nardini de Mauá está em busca de atender os critérios de habilitação da IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O título concedido a hospitais que adotam a estratégia de promoção ao aleitamento materno é idealizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em parceria com o Ministério da Saúde.
A mobilização dos profissionais do Nardini teve início em 2014 com o preenchimento do roteiro de monitoramento e metas para a implantação do projeto e a constituição de um Comitê Interno de Aleitamento Materno para discutir suas diretrizes, ambos já pactuados com a Secretaria da Saúde. A iniciativa converge com a principal prioridade da gestão da Saúde de Mauá: a redução da mortalidade infantil. Para isso, o hospital iniciou o exigido processo de qualificação multiprofissional das equipes envolvidas para obtenção da certificação. Em três encontros realizados em janeiro deste ano, 17 funcionários do hospital participaram do curso ‘Aconselhamento em Alimentação de Lactentes e de Crianças de Primeira Infância’ com a nutricionista Aline Brandão Ferreira, do Centro de Referência em Saúde da Mulher de Mauá. Os participantes, de áreas como Maternidade, Centro Obstétrico, Psicologia e Serviço Social, têm a função de agir como multiplicadores da ação de aconselhamento às gestantes sobre habilidades básicas de amamentação.
Além dessas iniciativas, o hospital também reativou o banco de leite humano enquanto posto de coleta, o que permite o aleitamento materno apenas das crianças com suas respectivas mães. Nele são trabalhadas todas as políticas de aleitamento materno, como apoiar as mães, orientar, dar suporte na hora de amamentar e acompanhar os primeiros momentos da mãe e do bebê.
A conquista da certificação ‘Amigo da Criança’ depende do cumprimento dos ‘10 passos para o sucesso do aleitamento materno’, que constitui recomendações que favorecem a amamentação a partir de orientações e práticas no período pré-natal, no atendimento a mãe e ao recém-nascido ao longo do trabalho de parto, durante a internação, no nascimento e no retorno ao domicílio. “Estamos desencadeando ações internas com as equipes técnicas e não-técnicas para sensibilização e mobilização dos profissionais em busca de conscientizá-los, oferecendo qualificação para que possam melhorar o olhar sobre a importância do aleitamento materno como fonte exclusiva para a alimentação”, explica a diretora de Enfermagem do Nardini, Vera Lúcia da Costa.
O aleitamento materno é, isoladamente, a estratégia que mais previne a morte de crianças menores de 5 anos. Para obtenção da certificação, o hospital ainda passará por inspeção do Ministério da Saúde.
MATERNIDADE
Após a conclusão das obras da nova maternidade do Hospital Nardini, prevista para ter início no primeiro trimestre de 2015, será possível ofertar infraestrutura mais compatível com as necessidades das gestantes e bebês de acordo com as diretrizes da IHAC. O novo projeto contempla 19 leitos de PPP (pré-parto, parto e puerpério), 10 leitos na UTI Neonatal, 5 leitos na Unidade Mamãe Canguru e 15 leitos para Cuidados Intermediários, além de Centro Obstétrico com duas salas de atendimento cirúrgico.
Atualmente apenas três hospitais detém a certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança no Grande ABC: Hospital Municipal Universitário, em São Bernardo, Hospital Estadual Mário Covas e Hospital da Mulher, ambos em Santo André. Em todo o mundo cerca de 20 mil instituições hospitalares são credenciadas, sendo 310 no Brasil.