Hortas em Rede: Enel SP inaugura mais um espaço do projeto, em Itaquera
Iniciativa é feita em parceria com a ONG Cidades Sem Fome e visa o aproveitamento de espaços urbanos de forma sustentável e produtiva;
- Data: 05/06/2023 17:06
- Alterado: 05/06/2023 17:06
- Autor: Redação
- Fonte: Enel Distribuição São Paulo
O projeto Hortas em Rede
Crédito:Divulgação / Enel SP
A Enel Distribuição São Paulo inaugurou neste sábado, 3/6, mais um espaço do projeto Hortas em Rede, em Itaquera, na zona leste da capital, em parceria com a ONG Cidades Sem Fome. O terreno possui 1,4 mil m² e está localizado no endereço: Rua Flor de Pelicano, nº 155, em Itaquera.
O projeto Hortas em Rede foi criado pela companhia em 2018 para aproveitar os espaços urbanos — terrenos de propriedade da distribuidora onde estão localizadas as linhas de transmissão –, de forma produtiva e sustentável, aumentando a segurança do entorno e beneficiando a população local com a geração de renda por meio da comercialização de produtos cultivados nas hortas urbanas. É realizado por meio de parcerias com organizações não-governamentais e empresas do setor privado.
“A inauguração de mais um espaço do Hortas em Rede significa a ampliação de um projeto muito importante para a companhia. Temos aproximadamente cinquenta hortas dentro deste modelo espalhadas pela área de concessão da Enel em São Paulo, onde atendemos cerca de dois mil clientes ao mês. O projeto já gerou mais de R$ 1,5 milhão de renda aos agricultores participantes”, afirma Solange Mello, gerente de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo.
Além disso, o projeto já beneficiou mais de 900 pessoas direta e indiretamente, com capacitação profissional, geração de emprego e renda, e conta com parceiros no manejo das hortas, ajudando a transformar regiões, antes deficitárias, em polos de produção e desenvolvimento socioeconômico por meio da agricultura urbana, com a produção de alimentos saudáveis, como hortaliças, legumes e frutas.
O Hortas em Rede também trabalha com o conceito de economia circular, tema estratégico e relevante para a companhia, por meio da utilização de parte dos resíduos de podas efetuadas pela concessionária, em compostos orgânicos para fertilização dos solos. Além disso, o projeto está alinhado aos compromissos assumidos pela empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em especial com os ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS – 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.