Histórico familiar pode interferir no presente e nas gerações futuras

Heranças familiares inconscientes podem desencadear insucessos no presente e para as gerações futuras. Por Rosana Machado*

  • Data: 05/08/2013 12:08
  • Alterado: 05/08/2013 12:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Mira
Histórico familiar pode interferir no presente e nas gerações futuras

VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades

Crédito:

Você está em:

Saber a história de nossa família e de grupos aos quais pertencemos nunca foi tão fundamental para o entendimento do que acontece conosco no presente. Uma técnica de terapia, denominada Constelação Familiar Sistêmica, vem ganhando adesão e revelando cada vez mais a presença ativa de nossos antepassados no que fazemos hoje. E, mais do que isso, tem auxiliado no entendimento e na resolução de problemas, de maneira rápida e com resultados expressivos.

Nossa vida é influenciada por dinâmicas familiares inconscientes que podem interferir diretamente em nosso destino. Acontecimentos, sentimentos e atitudes amorosas de nossos antepassados têm desdobramentos saudáveis em nossas vidas, enquanto as más ações podem modificar negativamente o campo energético familiar. E se nós não soubermos resolver essas questões no presente, podemos repassar como um fio condutor os problemas para os nossos filhos, para as nossas futuras gerações, pelo que chamamos de emaranhados.

Por meio desses emaranhados, herdamos doenças, sentimentos e dificuldades que impedem de nos sentirmos integrados e seguros para vivermos com uma sensação de bem estar conosco e com o mundo. E nesse sentido, a técnica de Constelação Familiar tem se revelado eficiente na resolução dos problemas, não só por identificá-los, mas principalmente por solucionar e auxiliar o indivíduo a sair dos emaranhados.

Um exemplo bastante recorrente disso é a questão de filhos que não se entendem com pais, de maneira contínua e longa, muito mais que uma pequena desavença. Se uma família sofreu com um abortamento, espontâneo ou não, o filho abortado faz parte da alma familiar. Porém, ao não reconhecê-lo, os pais afetam negativa e inconscientemente o campo familiar, sem que os descendentes ocupem seu verdadeiro lugar, desequilibrando o sistema.

Outro caso, bastante recorrente, principalmente no Brasil, são as questões migratórias. No século passado, tivemos inúmeros imigrantes vindos fugidos de guerras e, ainda, tivemos migrações internas intensas. Ao entrar em conflito com o país de origem ou mesmo se apegar a ele de forma a não aceitar totalmente a nova morada, muitos desses migrantes e imigrantes afetaram negativamente seus filhos, netos, transferindo a sensação de não estarem no devido lugar.

Para os dois exemplos acima, a Constelação Familiar, em apenas uma sessão, auxilia na revelação do que está oculto no sistema da família, posicionando seus membros e lugares. Desta forma, auxilia para o equilíbrio do campo energético e da alma familiar, trabalhando a serviço da vida, do amor e da paz.

*Rosana Machado (CRP – 06/34689-1) é especialista em Constelação Familiar (Instituto Bert Hellinger), com atendimento individual e em grupo, e em Psicodrama Terapêutico pela ABPS – Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama. É graduada em psicologia clínica pela PUC-SP e especialista em Psicologia Transpessoal pelo IBT – Instituto Brasileiro de Transpessoal. Psicoterapeuta há mais de 20 anos e dedica-se ao estudo do campo energético como instrumento de transformação.

Compartilhar:

  • Data: 05/08/2013 12:08
  • Alterado:05/08/2013 12:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Mira









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados