Hanna Limulja é a convidada deste mês na coluna voltada à literatura contemporânea
Ela publicou neste ano, pela Ubu Editora, o livro O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos yanomami, com ilustrações do líder indígena Davi Kopenawa
- Data: 07/06/2022 15:06
- Alterado: 17/08/2023 02:08
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
A autora Hanna Limulja é a convidada deste mês na coluna voltada à literatura contemporânea brasileira no site do IC
Crédito:Divulgação
No dia 9 de junho (quinta-feira), a coluna mensal do site do Itaú Cultural – www.itaucultural.org.br –, Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea, tem como convidada a paulistana Hanna Limulja. Idealizado pelo Núcleo de Comunicação da organização e com curadoria da professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Fabiana Carneiro, neste espaço o público tem contato com novos autores da cena literária no país e conhece a sua trajetória e obra.
Hanna Limulja trabalha com os Yanomami desde 2008. Ela também integra a Rede Pró-Yanomami e Ye’kwana, criada em 2020 por um coletivo de pesquisadores e aliados na luta pela garantia dos direitos territoriais, culturais e políticos desses povos. Neste ano, ela lançou, como resultado de sua tese de doutorado O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos yanomami com ilustrações de Davi Kopenawa, importante liderança e autor junto do antropólogo Bruce Albert de A queda do céu.
De acordo com Fabiana, o livro aponta os sonhos Yanomami como mapa para que possamos aprender algo sobre eles e sobre nós mesmos. Ela continua: “Limulja produz um texto por meio do qual sentimos a beleza do sonhar Yanomami como potência que não se presta somente à contemplação, mas, sobretudo, nos convoca a reagir e a realinhar os nossos sonhos ao desejo de que esse povo, que está morrendo, não seja destruído”. Deste trabalho, serão compartilhados com o público leitor três diferentes fragmentos.
Hanna Cibele Lins Rocha Limulja é paulistana, graduada em ciências sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre e doutora em antropologia social pela mesma instituição. Trabalha com os Yanomami já atuado em ongs no Brasil e no exterior, como Comissão Pró-Yanomami (CCPY), Instituto Socioambiental (ISA), Wataniba e Survival International.
Sobre a coluna
As obras selecionadas na coluna são escolhidas a partir de material já publicado dos autores ou feitas especialmente para esta publicação. A curadora faz a seleção por região, garantindo, além de diversidade de temas, estilos e gêneros, uma pluralidade de paisagens, sotaques e histórias. Entram nos critérios de escolha a qualidade estética, a diversidade de perspectivas sociais e o engajamento político-social dos trabalhos, levando em conta, autoras que ainda têm pouca visibilidade no campo literário.
Fabiana tem vasto conhecimento sobre o tema. A sua tese de doutorado analisa a maternidade negra no livro de Ana Maria Gonçalves Um Defeito de cor. Ela é também criadora do projeto Tessituras negras, um ateliê de leituras literárias e práticas pedagógicas afro referenciadas. Iniciada em 2021, Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea revelou diversos escritores da cena literária recente, com poesia e prosa.
SERVIÇO:
Encontros com a nova literatura brasileira
Com curadoria de Fabiana Carneiro da Silva
Idealização: Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural
Dia 9 de junho (quinta-feira)
Site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br