Guarda Ambiental deflagra nova caça ilegal na região do Pós Balsa
Um homem foi preso, duas espingardas e quatro facas de caça foram encontradas escondidas dentro da mata
- Data: 03/05/2019 09:05
- Alterado: 03/05/2019 09:05
- Autor: Mayra Anjos
- Fonte: Secom - PMSBC
Crédito:Divulgação PMSBC
Na madrugada do dia 01 de maio, a Guarda Ambiental de São Bernardo frustrou uma ação que poderia acabar em morte de animais silvestres na região do Pós-Balsa. Dois indivíduos foram surpreendidos por Guardas que checavam denúncias no local.
Um homem foi preso, e com ele foram encontradas duas espingardas calibre 22, munições, dois facões e outras duas facas de pequeno porte. O individuo responderá por porte ilegal, já que, nenhum animal havia sido capturado ainda.
Segundo a inspetora, Fernanda Portella, da Guarda Ambiental, até o mês de julho, infelizmente, é muito comum estes tipos de apreensão, pois trata se de um período de vulnerabilidade de animais silvestres.
“Nesta época do ano, os animais circulam mais livres pela mata a procura de alimento. Os caçadores se aproveitam da situação para caçarem, por ser um período de pouca produção de árvores frutíferas”, falou Portella.
Graças ao empenho e grande trabalho de fiscalização em São Bernardo, o desmatamento em área de proteção ambiental, a pesca e a caça irregular estão perdendo forças. Só em 2018, a equipe de 38 agentes ambientais resgatou 1.700 animais silvestres de diversas espécies. Em sua maioria, pássaros que costumam ser trancafiados ou vendidos irregularmente. “Essas ocorrências foram bem-sucedidas graças às denúncias e rondas ostensivas”, completou a inspetora.
MEDIDAS IMPORTANTES – A Prefeitura trabalha diariamente para coibir pesca e caça ilegal, combater às ocupações irregulares em áreas de manancial e entorno, assim como preservar a qualidade da água em todo o manancial. Em 2017, o prefeito Orlando Morando, assinou o Decreto Municipal nº 19.965/2017, no qual a Prefeitura e o Ministério Público (MP) alinharam esforços para impedir a construção de novas moradias irregulares na região da Pós-Balsa, a fim de proteger a Represa Billings.