Governo de SP entrega 17º Centro de Inovação da Educação em Carapicuíba

Nova unidade recebeu investimento de R$ 1,5 milhão e tem capacidade de atender 1,2 mil pessoas por dia

  • Data: 01/10/2022 10:10
  • Alterado: 01/10/2022 10:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo de São Paulo
Governo de SP entrega 17º Centro de Inovação da Educação em Carapicuíba

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Governo de São Paulo entregou nesta sexta-feira (30), em Carapicuíba, o 17º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP). A nova unidade, que foi instalada na Escola Estadual Profª Esmeralda Becker Freire de Carvalho, recebeu investimento de R$ 1,5 milhão em reformas, equipamentos e materiais e tem capacidade para atender 1,2 mil pessoas por dia.

“É uma alegria estarmos entregando esse Centro de Inovação. Cada vez mais temos que investir em tecnologia, investir nessas novidades que vem, porque o emprego daqui há poucos anos será muito diferente do que é hoje. A cada dia o emprego vai se renovando e nós temos que estar aptos e preparados para todas essas mudanças”, disse Marcos Penido, secretário de Governo.

O novo CIEBP vai contar com 22 professores Proatecs e um professor coordenador e tem um diferencial de dez espaços para atividades com uso de computadores para programação, robótica, jogos digitais, pesquisa e ideação de projetos. O espaço também abriga um pequeno estúdio do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) de gravação e locução, sala maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital, além de um Hub Educacional e sala de professores e descompressão.

O CIEBP é um espaço que permite a criação, o desenvolvimento, a avaliação e a disponibilização de práticas e tecnologias para atender aos desafios da educação pública contemporânea. O objetivo é o desenvolvimento do protagonismo juvenil no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”.

O Centro oferece diversas atividades que são desenvolvidas presencialmente em seus espaços, sendo divididas em três modalidades distintas: trilhas formativas, formação de professores e mentorias. Nas suas unidades, os estudantes idealizam projetos, recebem mentoria no hub de inovação, trabalham com cultura maker, programação e robótica e utilizam modelagem 3D para fazer protótipos.

“O CIEBP é um equipamento extraordinário e moderno que aprimora o aprendizado dos nossos estudantes. Estamos em um momento de revolução tecnológica e a sala de aula precisa ser diferente da escola do passado. A educação precisa hoje ter troca, construir junto, preparando e profissionalizando os estudantes para o futuro”, afirma o professor Hubert Alquéres, secretário da Educação.

Outras 16 unidades estão em funcionamento no estado, nos municípios de Sorocaba, Capela do Alto, Guarulhos, Catanduva, Araraquara, Jundiaí, Ribeirão Preto, Iguape, São José dos Campos, Itapecerica da Serra, Ilha Solteira e outras cinco em São Paulo (uma na zona leste, uma na zona oeste, uma na zona norte e duas na zona sul). Além disso, a Secretaria da Educação disponibiliza ainda uma carreta CIEBP Presente, com oferta dos mesmos equipamentos e funcionalidades das unidades fixas e atende cidades onde não têm um CIEBP físico.

Compartilhar:

  • Data: 01/10/2022 10:10
  • Alterado:01/10/2022 10:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados