Governo de SP apresenta menor taxa de letalidade desde o início da pandemia de Covid-19
Atualmente o estado conta com 386.607 casos e 18.324 óbitos
- Data: 15/07/2020 21:07
- Alterado: 15/07/2020 21:07
- Autor: Redação
- Fonte: SDR
Crédito:
O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi anunciou nesta quarta-feira (15), em coletiva de imprensa, que o Estado de São Paulo atingiu o índice de 4,7% de letalidade, sendo assim, a menor taxa deste o início do combate a pandemia do novo coronavírus.
“Este é o resultado da ação coordenada do Estado e dos gestores, juntamente com o aumento significativo da capacidade hospitalar”, afirmou o secretário Marco Vinholi.
Atualmente o estado possui ocupação de 66,5% dos leitos de UTI e 51,9% de leitos de enfermaria. Vale ressaltar que o desde o início da pandemia foram distribuídos 2.571 respiradores para aumentar a capacidade hospitalar dos municípios, além de incentivar o isolamento social e a utilização de máscara para aqueles que precisam sair de casa. Essas medidas foram fundamentais para a contenção da doença e recuperação dos infectados.
São 11 os municípios paulistas que apresentam menos de 1% de taxa de letalidade, são eles: Capivari (0,3%); Santa Cruz Do Rio Pardo (0,3%); Promissão (0,3%); Campos Do Jordão (0,5%); Iguape (0,7%); Pirassununga (0,8%); Paulínia (0,9%); Cajati (0,9%); Guareí (0,7%); Ibaté (0,9%) e Juquiá (0,9%).
Dos 645 municípios paulistas, 285 não apresentam óbitos, como é o caso de Valentim Gentil, Capela do Alto, Nova Europa, General Salgado, Maracaí, Vargem Grande do Sul, Iperó, Santo Antônio de Posse, Ariranha e Tremembé.
Vale ressaltar que a Taxa de letalidade (TL) é a proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de infectados pelo vírus. Ou seja, o número de mortes divido pelo número de casos diagnosticados, e multiplicados por 100.
Os dados apresentados são da Secretaria estadual de Saúde e podem ser consultados em https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/.
Taxa de letalidade continua a cair
Na última segunda-feira (15) o Governador João Doria anunciou em coletiva de imprensa que a Taxa de letalidade do estado tinha alçando o índice de 4,8%, o menor até a aquela dada. A expectativa do Estado é de que o número continue a diminuir nas próximas semanas.
Coletiva de Imprensa
O Governador João Doria apresentou nesta quarta-feira (15), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes o primeiro respirador pulmonar produzido nacionalmente, o Inspire. O equipamento permitirá o atendimento de pacientes em situação grave por Covid-19. O aparelho hospitalar foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Escola Politécnica da USP, o atendimento deverá ser realizado no Instituto do Coração do HC (Hospital das Clínicas), da Faculdade de Medicina da instituição.