Governo de São Paulo visita parque em Santo André
Parceria entre a CDHU e a prefeitura vai reassentar famílias que vivem irregularmente no local
- Data: 11/07/2022 13:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: CDHU
O presidente da Associação Haras Baronesa
Crédito:Divulgação
O Governo de São Paulo visitou nesta segunda-feira, 11 de julho, o Parque Estadual da Chácara da Baronesa, em Santo André. Parceria firmada pela CDHU com a prefeitura de Santo André permitirá o reassentamento de famílias que vivem irregularmente em uma área anexa ao Parque.
O convênio assinado com o município prevê o repasse de R$160 milhões para Empresa Municipal Habitação Popular, de Santo André para a construção de 844 unidades habitacionais em terrenos municipais, destinadas às famílias que serão removidas do assentamento precário que ocupam atualmente. Para completar o atendimento, a CDHU edificará um empreendimento em terreno de sua propriedade.
“Este anúncio representa a resolução efetiva da ocupação da Chácara Baronesa. As quase mil moradias viabilizadas por meio de convênio resolverão definitivamente esta questão histórica das famílias do município. As unidades serão construídas em dois terrenos bem próximos a própria ocupação para que estes moradores continuem vivendo na região onde estão habituados”, destacou o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, que acompanhou a visita.
Após a remoção dessas famílias a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente irá recuperar a área que faz parte do parque.
Renata Conceição de Souza, casada, mora há 10 anos no assentamento, e diz ser importante ter uma casa mais estruturada para ajudar a garantir do futuro dos filhos, que também vivem com ela. “Continuaremos morando na região, no ambiente em que estamos acostumados, e é onde também está a escola das crianças. Estou muito feliz, graças a Deus agora teremos o que a gente vem pedindo”, declarou Renata.
Já o presidente da Associação Haras Baronesa, Elias Andrade, que mora há 19 anos no local, diz que nos dias de chuva as árvores caem sobre as casas, prejudicando os moradores de todo o entorno. “Agora esta área se tornará um parque e nós moradores teremos nossas novas casas aqui nas proximidades. É um sentimento de alívio e de conforto para todos nós, que teremos uma moradia digna após 30 anos de pleito”, afirmou.
HISTÓRICO
A antiga Chácara dos Crespi, um imóvel rural com área de cerca de 340 mil m² localizada no município de Santo André, divisa com São Bernardo, também conhecida por Haras São Bernardo, foi implantada na década de 1940. A propriedade foi vendida para a Baronesa Maria Branca Von Leittner, passando a ser conhecida desde então, como a Chácara da Baronesa.
Com a industrialização acelerada do ABC Paulista, o Haras São Bernardo e a Chácara da Baronesa foram entrando em decadência. Em julho de 1987, a Lei Estadual 5.745 reconheceu o local como Área de Proteção Ambiental (APA) e nesse mesmo período, o Condephaat, abriu o processo de tombamento do antigo Haras.
Com o advento da Lei 10.861 de 31 de agosto de 2001 esta área é designada como Parque Estadual, criando assim o denominado Parque Estadual “Chácara da Baronesa”.