Governo de São Paulo amplia benefícios do ICMS para bioenergia

Decreto será publicado no Diário Oficial do Estado e passa a valer imediatamente

  • Data: 21/11/2022 17:11
  • Alterado: 15/08/2023 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sefaz-SP
Governo de São Paulo amplia benefícios do ICMS para bioenergia

Governador Rodrigo Garcia

Crédito:Governo do Estado de São Paulo

Você está em:

O governador Rodrigo Garcia ao lado dos secretários Felipe Salto, da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), e Fernando Chucre, de Infraestrutura e Meio Ambiente, anunciou nesta segunda-feira (21), o decreto que altera o regulamento do ICMS sobre bioenergia. O objetivo é fomentar o uso de combustíveis renováveis e aumentar a competitividade no mercado paulista. Na ocasião o Governo de SP também assinou o acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), visando o aproveitamento de energia solar fotovoltaica no estado e a estruturação de programa para o desenvolvimento do setor solar e de tecnologias sinérgicas.

O benefício de diferimento do ICMS vale para operações internas com biogás e biometano quando o gás natural for consumido em processo de industrialização em usina geradora de energia elétrica. Nesse caso, o lançamento do imposto é realizado apenas no momento em que ocorre a saída da energia do estabelecimento industrializador e permite maior fôlego financeiro para as empresas produtoras.

“A política de benefícios tributários que o Governo do Estado vem adotando é bastante importante para São Paulo. Fazemos isso de maneira responsável e equilibrada, preservando as receitas e com externalidades positivas que devem ser estimuladas, como no caso dessa medida”, ressalta Felipe Salto, secretário da Fazenda e Planejamento.

A medida faz parte do Plano Paulista de Energia (PPE 2050) para que o Estado alcance a neutralidade das emissões líquidas de gases de efeito estufa em diferentes setores. Também vai ao encontro dos compromissos internacionais, Race to Zero e Race to Resilience, que São Paulo assinou com a ONU (Organização das Nações Unidas) e do Plano de Ação Climática (PAC-2050) lançado na última semana durante a COP27, no Egito.

O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado de amanhã e passa a vigorar imediatamente

Compartilhar:

  • Data: 21/11/2022 05:11
  • Alterado:15/08/2023 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sefaz-SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados