Governador em exercício inspeciona obras do Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico
Construção de unidade de saúde no município de Cruzeiro chega a 62% de obras concluídas; entrega está prevista para outubro de 2024
- Data: 28/12/2023 15:12
- Alterado: 28/12/2023 15:12
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de SP
Visita às Obras do Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico
Crédito:Gilberto Marques / Governo do Estado de SP
O governador em exercício Felicio Ramuth fez nesta quinta-feira (28) uma visita técnica à construção do novo Hospital Regional Circuito da Fé e Vale Histórico, no município de Cruzeiro. Iniciado em abril de 2022, o projeto tem 62% das obras concluídas, com entrega prevista para outubro de 2024.
“Este novo hospital é uma importante obra para a região, que deve desafogar as unidades de saúde de Taubaté e dos demais municípios. Com este equipamento, daremos um passo importante na regionalização da saúde do estado, repactuando o atendimento e fazendo um atendimento de forma organizada à população do Vale Histórico e da Fé”, destaca o governador em exercício, Felicio Ramuth.
A nova unidade de saúde vai atender pacientes referenciados dos 39 municípios da região de Taubaté para urgência e emergência de média complexidade, em benefício direto de uma população de 2,6 milhões de pessoas.
O hospital contará com 178 leitos, sendo 18 de pronto atendimento, 30 de clínica médica, 80 de clínica cirúrgica, 10 de pediatria, seis para cuidados intermediários e 34 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), divididas entre vagas adultas, pediátricas e neonatais. O projeto também prevê a construção de seis salas de cirurgia. O investimento total do governo paulista é estimado em R$ 131,7 milhões
“Estamos fazendo uma estrutura de atendimento, hospitalar e ambulatorial, por meio do programa de regionalização. Acreditamos que até o início de 2025 os atendimentos da nova unidade já estarão sendo feitos. O grande desafio da saúde é justamente ter recurso suficiente para manter o custeio dos hospitais”, afirmou o secretário da Saúde, Eleuses Paiva.
A população vai ter acesso a serviços de média e alta complexidade nas áreas de atendimento bucomaxilar, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria clínica e cirúrgica, neurologia e neurocirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, traumato-ortopedia, urologia e psiquiatria.
A unidade também vai oferecer hemodiálise para até 120 pacientes, reabilitação física em pós-operatório ortopédico e neurocirurgia e acompanhamento diferenciado para gestantes e bebês.
O rol de serviços ainda contará com laboratório de análises clínicas e ambulatório habilitado para exames como radiografia, tomografia, cardiotocografia, eletrocardiograma, ressonância magnética, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, endoscopia, colonoscopia, histeroscopia, entre outros.
Aumento de repasses à Santa Casa de Cruzeiro
Em visita à Santa Casa de Cruzeiro, o governador de São Paulo em exercício, Felicio Ramuth, e o secretário da Saúde, Eleuses Paiva, anunciaram 33% de aumento no serviço de hemodiálise do hospital e ampliação do custeio do setor de emergência. A expectativa é de que os novos repasses sejam realizados já em janeiro. A Santa Casa de Cruzeiro é a primeira referência de urgência e emergência para os nove municípios da região do Vale Histórico.