Gilmar Mendes acusa Ernesto Araújo de propagar “fake News”

Após o chanceler postar em inglês no Twitter uma crítica à Rede de TV CNN sobre a situação da pandemia no país, Ministro do STF posta resposta e afirma que é Fake News

  • Data: 11/03/2021 10:03
  • Alterado: 11/03/2021 10:03
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Gilmar Mendes acusa Ernesto Araújo de propagar “fake News”

Crédito:

Você está em:

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) desmentiu, na noite desta quarta-feira, 10, e chamou de “fake news” uma sequência de publicações feitas pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no Twitter, sobre a condução da pandemia no Brasil.

Nas mensagens, em inglês, o chanceler repetiu a afirmação feita pelo presidente Jair Bolsonaro de que uma decisão da Corte tirou o poder do governo federal para determinar medidas de enfrentamento à covid-19. O magistrado, também em inglês, classificou o comentário como “fake news”.

Os comentários de Araújo foram feitos na esteira de uma matéria veiculada na rede americana CNN, que repercutia o “dia mais mortal” da covid-19 no Brasil. “A CNN entende tudo errado sobre Brasil e Covid. Aqui estão os fatos: Após uma decisão da Suprema Corte de abril de 2020, os governadores estaduais – não o presidente – têm, na prática, toda autoridade para estabelecer / administrar todas as medidas de distanciamento social”,

Também em inglês, Gilmar Mendes rebateu a informação distorcida pelo chanceler. “FAKE NEWS! A verdade é que o Supremo Tribunal Federal decidiu que as administrações federal, estadual e municipal têm competência para adotar medidas de distanciamento social. Todos os níveis de governo são responsáveis pelo desastre que enfrentamos”.

Nesta manhã, 11/03, Ernesto Araújo replicou: “O chanceler escreveu ao ministro que sua publicação anterior não afirmava que a decisão do STF “literalmente” tinha decidido tirado a autoridade do governo federal, mas sim que “na prática”, esse foi o efeito da medida”. “Leia de novo por favor. Eu disse ‘após uma decisão da Suprema Corte’ que significa ‘como consequência de’, não ‘como literalmente declarado em’. E eu disse ‘na prática’, indicando o efeito da decisão na vida real. Na prática, os governadores tomaram todas as medidas que desejavam e o governo do Fed paga a conta.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 11/03/2021 10:03
  • Alterado:11/03/2021 10:03
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados