Diadema Cidade

Gestores de segurança pública de Niterói (RJ) visitam Centro de Monitoramento de Diadema

Cidade fluminense já possui sistema de câmeras, mas estuda adotar também a tecnologia de totens de segurança

  • Data: 24/01/2024 19:01
  • Alterado: 24/01/2024 19:01
  • Autor: MarcosLUiz
  • Fonte: PMD
gestores-niterói

Crédito:MarcosLUiz/PMD

As experiências bem sucedidas costumam servir de modelos, por isso, dois integrantes da Prefeitura de Niterói (RJ) estiveram em Diadema, nesta terça, 23/1, para conhecer de perto o sistema de totens e a Central Integrada de Monitoramento. A iniciativa tecnológica da Prefeitura foi implantada há cerca de um ano pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã.

Os representantes do município fluminense foram o Inspetor GCM Nilson Cunha, diretor executivo do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói, e o GCM Thiago Nascimento, analista de segurança da Secretaria de Ordem Pública. Os visitantes foram atendidos pelo secretário municipal adjunto de Segurança Cidadã, Antônio Fonseca, e o coordenador do Monitoramento, o subinspetor GCM Alécio.

“Nosso município já foi considerado um dos mais violentos, mas vem comemorando a queda nos índices de criminalidade e violência. Muitos fatores contribuem para a melhoria da segurança da cidade, especialmente o investimento da Prefeitura na tecnologia dos totens e câmeras. A meta é continuar expandindo o serviço”, declarou o secretário adjunto, Antônio Fonseca, durante a visita.

O balanço do primeiro ano do Centro Integrado de Monitoramento é bastante positivo. Nesse período, muitas imagens auxiliaram o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil. O resultado inicial aponta que o serviço já contribui para o esclarecimento de 13 crimes, além de inibir a ocorrência de diversos outros.

De acordo com Inspetor GCM Nilson Cunha, a cidade de Niterói/RJ já possui um Centro de Videomonitoramento, mas tem um plano de instalação de totens. “Viemos conhecer e saber melhor sobre o funcionamento e resultados do sistema de totens”, explicou o Inspetor. “Estamos pesquisando em campo sobre a instalação desses equipamentos, manutenção, eficiência e outras interfaces junto à segurança pública. Depois daqui, iremos conhecer o sistema de totens da cidade de Cotia”, disse.

O sistema de totens adquirido pela Prefeitura de Diadema foi implantado pela empresa Helper Tecnologia. Na oportunidade, o município também buscou inspiração no mesmo modelo adotado com sucesso na cidade de Cotia, na Grande São Paulo.

Compartilhar:

  • Data: 24/01/2024 07:01
  • Alterado: 24/01/2024 07:01
  • MarcosLUiz
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados