General Heleno defendeu punição a militar que participa de ato político
Quatro dias antes de Pazuello participar de evento com Bolsonaro, Heleno disse, na Câmara que 'Militares da ativa serão devidamente punidos se aparecerem em manifestações políticas'
- Data: 24/05/2021 14:05
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
"Militares da ativa não podem e serão devidamente punidos se aparecerem em manifestações políticas
Crédito:Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, defendeu punição para integrantes das Forças Armadas que forem a manifestações políticas.
Em audiência na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, Heleno afirmou que não vê problema em militares da reserva participarem de atos políticos. No entanto, no caso de integrantes da ativa – como é o caso de Pazuello -, defendeu punições.
“Presença de militares nas manifestações. É preciso entender qual é essa participação. Os militares da reserva podem participar de manifestações políticas. Militares da ativa não podem e serão devidamente punidos se aparecerem em manifestações políticas, não tenho dúvida disso, isso é muito claro“, declarou Heleno na quarta-feira, 19.
O Exército deve avaliar nesta segunda-feira se aplicará alguma punição ao ex-ministro da Saúde, que é militar da ativa das Forças Armadas. Antes, Pazuello vai se reunir com o comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira.