GCMs de Santo André passam mensagens de prevenção às drogas
Segunda apresentação do projeto ‘Anjos da Guarda’ será realizada neste sábado (31), exclusivamente para familiares e adolescentes de instituições sociais; jovens também atuam na peça
- Data: 30/08/2013 18:08
- Alterado: 30/08/2013 18:08
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Neste sábado (31), às 9h, os guardas civis municipais de Santo André sobem ao palco do Teatro Municipal, junto com jovens de três projetos sociais da cidade, para transmitir mensagens de prevenção contra as drogas. O espetáculo, encenado pelos servidores do programa Anjos da Guarda, conta a história de uma adolescente que largou a escola e destruiu a família por causa do vício. Apesar de triste, a releitura é feita com bom humor pelos guardas, que por meio da arte transmitem às crianças e aos adolescentes um alerta sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas, a pedofilia, o bullying e também a violência.
“Na maioria das vezes, falar sobre as questões não adianta. É preciso usar outros recursos que prendam a atenção dos jovens que se divertem enquanto compreendam a gravidade do problema. Isso faz com que eles reflitam a respeito”, disse o guarda civil Antonio Marcos Oliveira, coordenador do programa. Apenas até junho, cerca de 10 mil estudantes da rede municipal de ensino receberam a visita do Anjos da Guarda. Desde sua criação, em 2010, mais de 30 mil pessoas já participaram de atividades do grupo. “Para as crianças com idade entre 4 e 5 anos, da educação infantil, o recurso utilizado é o fantoche. Para os maiores, o teatro é o que mais funciona”, segundo Oliveira.
O público deste sábado será composto por familiares e jovens das instituições sociais de Santo André que receberam as atividades do Anjos da Guarda: o Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André, Clasa (Casa Lions de Adolescente de Santo André) e Camp (Centro de Assistência Social e Motivação Profissional) Piero Pollone. Três jovens de cada uma das entidades participam do espetáculo e, juntamente com seus colegas, serão os primeiros a compor o grupo multiplicador de prevenção às drogas do programa Crack é Possível Vencer. “É muito importante poder contar com multiplicadores que estão na mesma faixa etária do público que queremos alcançar, pois o diálogo acontece mais facilmente”, explica Oliveira.
A equipe do Anjos da Guarda é formada por oito integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) que participaram de curso de capacitação de agentes multiplicadores na prevenção ao uso indevido de entorpecentes, com duração de 40 horas, ministrado por representantes do Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos), além de um ano e meio de curso de teatro. A equipe também foi formada pela Senad (Secretaria Nacional Anti-Drogas), com curso de 240 horas de duração, sobre uso indevido de drogas.
Serviço
Espetáculo do programa ‘Anjos da Guarda’
Data: Sábado (31), às 10h
Local: Teatro Municipal – Praça IV Centenário, s/n – Centro – Santo André