GCM de Diadema faz a terceira apreensão de drogas da semana
Depois das ocorrências no Promissão e Serraria, dessa vez o flagrante foi no bairro Conceição, novamente durante ronda da Operação Ponto Seguro, que visa a segurança dos passageiros de ônibus
- Data: 05/04/2024 08:04
- Alterado: 05/04/2024 08:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação/GCM
Por volta das 6h30 dessa quarta-feira, 3/4, durante ronda de motopatrulhamento da Operação Ponto Seguro, equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema deteve dois suspeitos por tráfico de drogas na avenida Daniel José de Carvalho, no bairro Conceição. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial do município.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, expedido pela Polícia Civil, dois guardas da GCM de Diadema passavam pela avenida Daniel José de Carvalho, na Vila Conceição, quando avistaram dois indivíduos em uma quadra esportiva. Um deles manuseava o conteúdo de uma bolsa de couro que trazia consigo. Os GCMs decidiram abordar a dupla e acabaram encontrando na posse deles, diversas porções de substâncias similares a drogas, prontas para a comercialização. O conteúdo apreendido e entregue à Polícia Civil é o seguinte: 69 pedras de crack, 40 porções de maconha e 21 invólucros de cocaína.
Criada pela GCM de Diadema no ano passado, a Operação Ponto Seguro visa aumentar a segurança de passageiros do transporte coletivo. As rondas priorizam pontos e corredores de ônibus/trólebus, nos períodos de maior movimentação: segunda a sexta-feira, das 5h às 8h e das 17h às 20h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, a política de segurança da Prefeitura de Diadema é de caráter preventivo e prioriza a integração da GCM com a Polícia Militar e a Polícia Civil. “Portanto, é graças a esse trabalho conjunto que a cidade tem comemorado a queda do número de ocorrências criminais. A população pode ajudar a tornar a cidade ainda mais segura, denunciando e registrando qualquer crime junto aos Distritos Policiais, para que o mapa criminal do município oriente e direcione o patrulhamento das forças policiais do município”, explicou o Comandante da GCM, Edivaldo Mendes.
Com suspeitos detidos, GCM fez mais duas apreensões de drogas na semana
Serraria – Um dos casos ocorreu na terça, 2/4, e resultou na detenção de uma mulher, suspeita de tráfico de drogas, na praça central do Conjunto Habitacional Júpiter, no Serraria. Segundo o Boletim registrado pela Polícia Civil de Diadema, motociclistas da GCM em patrulhamento da Operação Ponto Seguro, nas primeiras horas da manhã, decidiram abordar a mulher e mais dois indivíduos que estavam com ela. Ao notarem a aproximação das motocicletas da GCM, os três tentaram fugir.
Os dois homens conseguiram fugir, mas a mulher acabou detida pelos GCMs. Na fuga, ela tentou livrar-se de uma sacola com a seguinte quantidade de drogas: 206 porções de cocaína, 99 porções de maconha, 180 pedras de crack. Além disso, no bolso dela foi encontrada a quantia de R$ 177,00 em dinheiro trocado.
Promissão – Em ronda de motopatrulhamento pela avenida Pau do Café, em frente às obras do Quarteirão da Educação, no Jardim Promissão, integrantes da GCM de Diadema deteram na segunda, 1/4, um indivíduo suspeito de tráfico de drogas. As substâncias e o dinheiro apreendidos foram levados e registrados no 3º Distrito Policial.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, os guardas civis faziam ronda preventiva quando observaram um indivíduo, aparentemente repassando drogas a outro indivíduo que estava dentro de um veículo BMW prata.
Quando os GCMs se aproximaram, o condutor do automóvel conseguiu fugi, mas o outro indivíduo foi capturado. Com ele, os Guardas Civis encontraram invólucros com material semelhante a cocaína e crack, além da importância de 20 reais. Enquanto o suspeito ainda estava sendo revistado, uma segunda equipe de apoio foi acionada para averiguação de outro indivíduo, próximo dali. Nisso, o homem fugiu correndo e jogou uma bolsa no chão, na qual foram apreendidos 52 invólucros semelhantes a cocaína, 15 de maconha, 37 de crack e mais R$ 331,25. Além disso, a GCM também apreendeu um rádio comunicador.